Um projeto piloto envolvendo o transporte público em Fortaleza entrou em vigor na última segunda-feira (29). Trata-se de uma nova linha de ônibus de uso exclusivo para portadores de cartão eletrônico, que faz o mesmo itinerário da linha 050-Siqueira/Papicu/Washington Soares, ligando os bairros Siqueira e Papicu pela Avenida Washingtom Soares.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha 150 tem como objetivo testar a tecnologia para uma maior agilidade no embarque e desembarque, aumentando, assim, a velocidade dos coletivos, além de reduzir o dinheiro a bordo. Ao todo, a nova linha conta com seis carros a disposição e os usuários podem usufruir da integração por meio do Bilhete Único.
O período de testes não tem um prazo definido, mas a Etufor destaca que os passageiros com outras formas de pagamento podem continuar utilizando as outras duas linhas já existentes, que operam simultaneamente a nova e no mesmo percurso.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), no entanto, questiona a novidade. Em post divulgado na página da entidade no Facebook, o Sindicato afirma que a medida visa a extinção dos cobradores nos coletivos, convocando a categoria a resistir para a manutenção dos postos de trabalho. A reportagem tentou contato com o Sintro por telefone, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.