Mesmo com o fim da quadra invernosa, o Ceará segue registrando precipitações neste mês de junho, ainda que em menor intensidade. Entre as 7h quinta-feira (17) e as 7h desta sexta-feira (18), por exemplo, 70 dos 184 municípios tiveram eventos de chuva, sendo o maior acumulado em Paracuru, no Litoral do Pecém, com 84 mm.
O dado consta no calendário pluviométrico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a entidade, as chuvas pontuais se dão pela formação de áreas de instabilidade sobre a Costa Norte do Ceará.
Depois de Paracuru, os maiores volumes de chuva foram anotados em Paraipaba (62,2 mm), Fortaleza (Posto Pici 61,4 mm), Aracoiaba (47,9 mm), São Gonçalo do Amarante (Posto Siupe 44,2 mm), Acaraú (44 mm), Mulungu (43 mm) e Tauá, no Sertão central, com 36,2 mm.
Índices de chuvas por região
Litoral do Pecém - 11 municípios
Litoral Norte - 7 municípios
Maciço de Baturité - 9 municípios
Sertão Central e Inhamuns - 19 municípios
Jaguaribana - 6 municípios
Litoral de Fortaleza - 7 municípios
Ibiapaba - 12 municípios
Cariri - 0
Capital
Os números relativos a precipitações em Fortaleza ainda não entraram no radar da Funceme. No entanto, a Capital amanheceu com chuvas nesta sexta-feira.
Imagens enviadas ao Sistema Verdes Mares mostram pontos de alagamentos em diversas vias da cidade, entre eles na Rua Liberato Barroso, no Centro, na Rua Vila Nova, no Curió, e nas avenidas José Bastos e Bernardo Manuel.
Em alguns bairros da Capital, moradores também relataram queda de energia, como na Barra do Ceará e Guararapes. O Diário do Nordeste solicitou nota à Enel Distribuição Ceará, e aguarda retorno.
A previsão do tempo para esta sexta-feira é de céu variando de parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, predomínio de céu claro. A máxima pode chegar a 33°.
Já para este sábado (19), a tendência é de possibilidade de chuva no centro-norte do Estado. Para o domingo (20), expectativa de precipitações na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana.