Em um avião bimotor, o príncipe Philip veio ao Brasil antes da rainha Elizabeth II, em março de 1962. Ele visitou o país em campanha de vendas do avião Dart Herald, produzido pela companhia inglesa Handley Page. Ao retornar para o Reino Unido precisou pousar na Base Aérea de Fortaleza para abastecer a aeronave.
A lembrança do fato histórico acontece ao mesmo tempo do funeral do membro da família real, realizado neste sábado (17).
Registros fotográficos e trechos de um livro histórico obtidos pelo Diário do Nordeste, revelam a recepção da força aérea brasileira no Ceará ao príncipe Philip. Na rápida visita, datada em 1º de abril de 1962, o membro da família real fez revista das tropas e conversou com militares.
Experiente, Philip assumiu o comando da aeronave durante a viagem que passou por 10 países. Como copiloto, Peter Middleton — avô de Kate Middleton — acompanhou viagem a Guiana Inglesa, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Uruguai, Chile, Argentina e Brasil.
Os dois passaram por rotas perigosas e enfrentaram condições críticas. Registros de jornais da época contam que o príncipe Philip fez até pouso de emergência em Brasília.
O roteiro de viagem
O príncipe Philip chegou ao Brasil no dia 15 de março de 1962, para uma visita de sete dias. Depois seguiu para Buenos Aires e passou novamente pelo País na sua rota de retorno ao lar. Na visita passou por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Jornais da época relataram que o objetivo da visita era estreitar laços do Reino Unido em parcerias comerciais entre com o Brasil.
Durante a viagem, ele foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente João Goulart, que lhe ofereceu como condecoração a Grão-Cruz do Império Britânico.
De acordo com Mariano Júnior, professor de história em Fortaleza, desde a Segunda Guerra Mundial, a capital cearense e a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foram regiões estratégicas em termos logísticos. "A posição geográfica facilita na rapidez na ida para África e Europa. Além de um ponto de estratégico marítimo. Isso é sentido até hoje, tanto pelas Hubs aéreas quanto pela força do porto do Pecém".
Retorno ao Brasil com Elisabeth II
Príncipe Philip esteve no Brasil em novembro de 1968, ao lado de Rainha Elizabeth II. O casal visitou Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio em uma viagem que durou 11 dias.
O casal chegou no país por Recife, passaram um dia na cidade e foram para Salvador. Na capital baiana, conheceram lugares importantes para a cultura britânica, como a Igreja Anglicana e o Clube Inglês.
A passagem por São Paulo rendeu fotos no Monumento do Ipiranga, ao lado da Sra. Maria do Carmo de Abreu Sodré e do governador Abreu Sodré. A Rainha e o Duque de Edimburgo também participaram da inauguração da nova sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.
No Rio de Janeiro, Philip e Elizabeth desfilaram em carro aberto pela Avenida Atlântica e assistiram a um jogo no Maracanã, entre as seleções de Rio de Janeiro e São Paulo. Na ocasião, o casal entregou uma taça simbólico para o Rei do futebol brasileiro, Pelé.