Estoril é reinaugurado como sede da Setfor

A Secretaria de Turismo afirma que o processo de revitalização envolverá outros equipamentos públicos

O Estoril foi reinaugurado nessa sexta-feira (12) pela Prefeitura de Fortaleza como a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor). Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio anunciou ações do plano de revitalização da Praia de Iracema, tanto na Rua dos Tabajaras quanto no Calçadão.

Conforme o gestor, a ocupação do equipamento pela Setfor pretende reafirmar o compromisso de revitalizar o espaço como local de divulgação turística da cidade. “Nós vamos valorizar progressivamente os prédios de valor histórico, animar uma nova programação cultural e garantir uma nova ocupação dessa área da cidade”, afirma.

O presidente da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Rodolfo Trindade, exalta a importância da Praia de Iracema não apenas como local boêmio, intelectual e com diversidade gastronômica e de entretenimento, mas também como um espaço de geração de empregos. 

“A gente já chegou a ter mais de 1.500 empregos somente na Rua dos Tabajaras e, de 17 anos para cá, ela foi se deteriorando. Portanto, nada melhor que ter um crescimento nessa área. A prefeitura busca trazer mais gente e mais empreendimentos”.

Além da parceria com a Abrasel, a Prefeitura também firmou acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) para recuperar as fachadas das casas da orla da Praia de Iracema e da Rua dos Tabajaras. O titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, adianta ainda que o Estoril receberá exposições de artes e outras atividades culturais gratuitas nas noites de sexta-feira, sábado e domingo.

O trabalho de revitalização, conforme Pereira, não se restringe apenas à Praia de Iracema, mas envolverá todo o corredor cultural que compreende o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Avenida Monsenhor Tabosa e o Mercado dos Pinhões.

Incentivo

Além disso, a Prefeitura de Fortaleza irá incentivar, com descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e no Imposto Sobre Serviços (ISS), não apenas empresários do ramo de restaurantes, bares e hoteis, mas também os estacionamentos e atividades ligadas, por exemplo, à Secretaria do Meio Ambiente. “Isso já está movimentando o mercado. Vamos incentivar a manutenção de locais já existentes a continuar e a fazer melhorias, bem como quem ainda está começando”.

Para o secretário de Turismo Alexandre Pereira, o importante é resgatar o local como símbolo de cultura, arte e gastronomia e torná-lo acessível tanto para o fortalezense como para o turista. “Cidade boa para o turista é cidade boa para o habitante”, reforça o secretário.