Escultura carregada pela força do mar é encontrada

A ressaca do mar que atingiu a orla do litoral cearense na última quinta (1º) e sexta-feira (2) não somente deixou para trás areia e detritos, como também levou algo consigo. A escultura 'La Femme Bateau', feita pelo artista cearense Sérvulo Esmeraldo, foi deslocada do pilar onde estava instalada, na Ponte dos Ingleses. Ela foi localizada ontem (5) pela manhã, ainda na Praia de Iracema.

Uma operação de busca foi conduzida no local, integrando dez mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e oito guarda-vidas da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Por volta das 10h20, o inspetor José de Alencar Ramos, um dos guarda-vidas da GMF, encontrou a obra durante um mergulho em apneia.

A peça foi encontrada completamente submersa e alojada entre as pilastras da extensão final da Ponte dos Ingleses. Devido às difíceis condições de visibilidade e a impossibilidade de movimentar a estrutura, esta só será resgatada hoje (6), às 8h, segundo a GMF. O processo será executado também pelo Corpo de Bombeiros e pela Guarda Municipal de Fortaleza, que utilizarão equipamentos adequados para o manuseio da obra.

"Localizamos a escultura, mas ela estava presa à uma longarina de concreto, o que dificultou o procedimento de fazê-la flutuar. Traçaremos uma estratégia ao longo do dia e escolheremos a melhor técnica para trazer a peça de volta à superfície", explica o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, do CBMCE, que comandou a operação de busca.

Depois de ser retirada da água, 'La Femme Bateau' será transportada para a Metalúrgica Santa Luzia, espaço onde a obra passou pelo processo de reconstrução em 2017. A escultura será restaurada mais uma vez, com acompanhamento do Instituto Sérvulo Esmeraldo.

Ao longo do ano passado, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e o Instituto Sérvulo Esmeraldo realizaram o projeto "Reconstrução, Restauro e Conservação de Esculturas de Sérvulo Esmeraldo", que abrangeu um total de quatro obras, dentre elas, 'La Femme Bateau'.

O projeto, que foi finalizado na primeira semana de fevereiro de 2018, devolveu ao acervo urbano de obras públicas de Fortaleza quatro esculturas inteiramente restauradas. A reconstrução foi possível graças à preservação de arquivos detalhados de projetos, estudos, maquetes e fotografias deixadas pelo artista.

Restauradas

'La Femme Bateau' foi a primeira obra a retornar à paisagem após o restauro. A escultura-biruta em fibra de vidro, com dimensões 1,5m x 5,5m, pesa aproximadamente 400 quilos e foi instalada na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, em 1994. Foi reconstruída em aço inox pintado e com as mesmas dimensões.

'Infinito', localizada à Praça General Murilo Borges, no Centro, consiste em uma coluna em aço pintado de azul, datada de 1983, com dimensões de 6m x 0,5m x 0,4m.

A escultura cinética 'Pulsação' foi feita em aço policromado no ano de 1980. Composta por disco multicoloridos e motor de baixa rotação, possui cinco metros de altura, instalada no Viaduto Reitor Antônio Martins Filho, no bairro Cocó.

Por fim, a escultura-fonte 'Ballet Gráfico' foi inaugurada em 2003, na Praça Pedro II, também conhecida como Praça da Sé, no Centro. É composta por três cones em aço inox que giram em sentidos contrários.