O Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, teve seu tombamento definitivo aprovado por unanimidade pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) nesta quinta-feira (10). O decreto segue agora para assinatura do prefeito Roberto Cláudio.
O prédio de mais de seis décadas de idade e onde funcionou o Iracema Plaza Hotel, teve a instrução de tombamento elaborada pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), após solicitação realizada pelos atuais proprietários do imóvel.
O documento que requereu a proteção definitiva do prédio reforça a importância do ato para a memória da cidade, ressaltando que o "Edifício São Pedro é um forte referencial na memória dos moradores e frequentadores, antigos e novos, da Praia de Iracema", além de ser um "marco de enorme importância na construção da imagem da cidade, graças ao seu estilo arquitetônico e sua excêntrica e maciça volumetria que se destaca do seu entorno".
História
Com estrutura que lembra um navio, o São Pedro foi inaugurado em 1951, sendo o primeiro edifício da orla marítima de Fortaleza e inaugurando a rede hoteleira na região próxima ao litoral, setor que, até então, concentrava-se no Centro da Capital.
A edificação acabou tornando-se um hotel por conta de um grande evento que aconteceria na cidade, que ainda não possuía locais adequados para abrigar todos os visitantes. A pedido do então governador, Raul Barbosa, a imobiliária Pedro Philomeno Gomes, proprietária do imóvel, transformou parte do prédio no Hotel Iracema Plaza, serviço que chegou a ocupar 75% do espaço.
Por mais de duas décadas, o local foi um dos principais pontos de encontro da alta sociedade e abrigou por 20 anos o restaurante Panela, uma das maiores referências gastronômicas de Fortaleza à época.
Nos últimos anos, a estrutura encontrava-se em situação de degradação por conta da falta de manutenção, sendo ocupada por estabelecimentos comerciais ou algumas famílias que passaram a residir no prédio.
Os proprietários do edifício já haviam cogitado, junto à Prefeitura, uma possível restauração no prédio, para que voltasse a funcionar como um hotel, ainda visando à Copa do Mundo de 2014, da qual Fortaleza foi uma das cidades-sede. Um estudo de viabilidade financeira chegou a ser iniciado, mas o projeto não foi teve continuidade. Hoje, o prédio está desativado.
Fique por dentro
Prédio já estava em proteção provisória
Antes de obter a definição para o tombamento, aprovado ontem, o Edifício São Pedro já encontrava-se em caráter de proteção temporária. Em julho deste, ano os proprietários do prédio, pertencente à família dona da construtora que ergueu a estrutura, apresentaram uma nova proposta de intervenção na estrutura.
A possibilidade de reformas deve ser apreciada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, com a assinatura do decreto de tombamento.