No dia em que o desabamento do Edifício Andrea, no bairro Dionísio Torres, completa um mês, voluntários que trabalharam durante as operações de resgate e buscas realizam um bazar para arrecadar dinheiro e ajudar as vítimas. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, de 8h30 a 20h30, e dia 17, de 8h30 a 12h30.
Calçados, peças de roupas, toalhas, lençóis e outros itens doados por fortalezenses às pessoas atingidas pela tragédia estão guardados em uma casa cedida pelo proprietário para servir de base ao voluntariado, principalmente durante a semana de 15 (dia do desabamento) a 19 de outubro (encerramento das operações). O imóvel estava para alugar, e o funcionário público Daniel Serpa, 42, contatou o dono para utilizar o local.
Hoje, a casa localizada no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Tomás Acioli estampa na fachada: “Casa de Apoio às vítimas do Edifício Andrea”.“Quando acabaram as operações, o dono entrou em contato, eu disse que ainda precisaríamos da casa e ele cedeu por tempo indeterminado. Chegam doações de geladeira, fogão, roupa… E entregamos direto às famílias”, revela Daniel.
O ponto de apoio e de recebimento de doações chegou a ser visitado pela Defesa Civil, que, de acordo com o voluntário, autorizou o repasse direto dos itens arrecadados aos ex-moradores do Andrea. “Elas (vítimas) vêm aqui, pegam roupas, objetos, o que precisarem. O que restar, vamos levar ao bazar, e o dinheiro vai ser dividido entre todas”, explica.
O voluntário ressalta, porém, que as doações continuam sendo bem-vindas. “Deixamos em aberto pras pessoas continuarem mandando, porque um (ex-morador do prédio) leva, mas o outro precisa e pode vir buscar”, aponta Daniel.
Serviço
Bazar em prol das vítimas do desabamento do Edifício Andrea
Venda de roupas, calçados e outros itens
Dias 15 e 16 de novembro, das 8h30 às 20h30; dia 17, das 8h30 às 12h30
Rua Joaquim Nabuco, 2425 (esquina com R. Tomás Acioli). Bairro Dionísio Torres.
Formas de pagamento: somente cartões de crédito e débito.