Dos pequenos gestos: Natal de todos os dias

O significado da data é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração acontece há mais de 1600 anos

A palavra altruísmo quer dizer amor desinteressado ao próximo, abnegação, filantropia; o antônimo de egoísmo. Sentimentos que durante o mês de dezembro contagiam pessoas de todas as idades e marcam as homenagens ao nascimento de Jesus Cristo, amanhã, dia 25.

Hoje, véspera de Natal, no verdadeiro significado da data, famílias se reúnem na tradicional confraternização. Outros, voluntários ou não, participam de caravanas solidárias, levando conforto e alimentos para quem mais precisa pelas ruas de Fortaleza.

Gestos de amor e solidariedade que reafirmam, em cada um deles, o exemplo de Cristo. Muitos não só ocorrem em dezembro e sim no ano todo e ajudam a transformar vidas. "São pessoas que trazem dentro de si o verdadeiro sentido do Natal, que significa renascimento, renovação da fé e da esperança", afirma o pároco da Igreja de Fátima, padre Ivan de Souza.

Exemplos

Segundo ele, o Natal é para todos e, em especial, os cristãos, a celebração do nascimento de Jesus. "Significa o acolhimento do menino santo filho de Deus. Então, quando celebramos a data, estamos abrindo nossa casa e nossos corações para ele em nossas vidas. É o resgate da alegria, da doçura espalhada na Terra, é a esperança em cada um", frisa.

No entanto, ele ressalta que o Natal deve ser todos os dias. Deve fazer parte de nosso cotidiano, diz ele, elogiando o trabalho de voluntários e pessoas em geral que em um gesto simples de ajudar um idoso a atravessar a rua, ser humilde em reconhecer os erros e pedir perdão por eles ou visitar doentes, é praticar os ensinamentos do aniversariante. "Jesus nos deu exemplo e isso não tem como mensurar", diz.

"Não tem dinheiro que pague". É assim que o operário José Vanderlei de Sousa, de 51 anos, resume o que significou na vida dele o aprender a ler e escrever. Pai de quatro filhos e com a vida marcada por muitas batalhas, ele sempre sonhou em não só assinar seu nome. Isso, conta, ele deve a amiga Lindalva da Silva. Ela dedicou dias no ensino das letras a José. "Hoje, isso fez toda a diferença na minha vida. Mudei o modo de pensar, melhorei no meu trabalho e faço questão de manter meus filhos na escola para que eles tenham um futuro melhor", conta.

O exemplo de vida de José e, principalmente, de Lindalva, que abdicou do lazer pela solidariedade, afirma padre Ivan, é como a luz da Estrela-Guia.

Outras histórias também reforçam o amor ao próximo e as transformações que ocorrem na vida de muita gente.

O gari Alberto Alves ou simplesmente Sr. Dedé, como gosta de ser chamado, sabe bem o que é precisar de ajuda e recebê-la de quem nunca viu na vida. "Era agricultor no Mato Grosso, não sabia ler, não tinha noção de nada. Quando cheguei em Fortaleza com uma mão na frente e outra atrás, sofri muito e foi graças a ajuda de dois atualmente meus compadres, Rogério e Caio, que me tornei o que sou hoje, um cara decente, pais de quatro filhos e com muitos sonhos ainda para realizar", conta.

Os meninos e meninas acolhidos na entidade Amigos de Jesus, no bairro Piedade, também recebem todo amor, em forma de ensinamento das lições escolares, da voluntária Emília Ribeiro. Todas as quinta-feiras, ela deixa tudo em casa e doa seu tempo para ajudar as crianças no dever de casa. "Faz mais bem a mim do que a eles e isso realmente não tem preço na minha vida", emociona-se ela.

Mateus, de 24 anos, conta que teve sua vida transformada para melhor após um encontro com o cabeleireiro Pedro Silva. "Durante visita a minha comunidade, Canindezinho, para cortar os cabelos das crianças de graça, ele me conheceu, eu tinha 12 anos e estava indo por um caminho errado. Ele me ajudou a permanecer na escola, me incentivou a entrar em uma faculdade e hoje, devo muito do que sou a Pedro. Isso tudo, assim do nada e sem cobrar. Sei que Cristo está nele e em mim agora", narra.

Nascimento

A cada Natal, reafirma padre Ivan, é importante refletir sobre o verdadeiro significado dessa data tão expressiva para a humanidade. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo traz mensagem universal e se aplica a todas as crenças. "Precisamos aprender bem as lições do presépio, criado por São Francisco de Assis no século treze. É imprescritível refletir também o exemplo de Maria e deixar a área de conforto de nosso lares e dar a mão a quem mais precisa", analisa ele, lembrando que a Virgem Santíssima teve que sair de sua casa, em Nazaré, onde tinha tudo organizado para a chegada do filho, e foi dar a luz em uma manjedoura com palha e muito simples, cercada pelos animais. "É o que pode o papa Francisco, uma nova postura, uma nova atitude perante o dia a dia", completa.

O pároco ressalta que o sentimentos intensificados no Natal devem permanecer em todos os dias do ano. Tem uma música antiga que diz exatamente isso: "Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria, se os pais fossem José e se os filhos parecessem com Jesus de Nazaré".

Missa na Catedral é realizada às 20h

Na celebração natalina, as igrejas de Fortaleza preparam programação especial. Hoje, várias paróquias terão missas a partir das 6h30. O ponto alto dos festejos acontece às 20 horas com a realização da Missa de Natal na Catedral Metropolitana, celebrada pelo arcebispo dom José Antônio de Aparecido Tosi.

Na igreja de Fátima, haverá missa às 6h30, meio-dia e 19h. A Paróquia Nossa Senhora da Glória divulga os horários das celebrações de Natal e ano novo. No dia 24 de dezembro, quarta-feira, missa de Natal às 17h, 18h30 e 20h. E no dia 25 de dezembro, as celebrações ocorrerão às 8h, 11h e 18h30. No dia 31, a paróquia realiza missas às 6h30, 17h e 19h. No dia 1º de janeiro, celebrações às 8h e 18h30.

Fora das igrejas, iniciativas de entidades e pessoas renovam ainda mais o espírito natalino. Como a Caravana do Natal, que desde 1979, percorre as ruas de Fortaleza levando não só doações de alimentos e roupas, mas principalmente, palavras de conforto e muito solidariedade.

A exemplo de outro anos, o evento começa às 18h, na Praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, com harmonização, cantos e preces. Depois, divididos em grupos, os participantes percorrem diversos roteiros pelas ruas centrais da cidade cantando, distribuindo mensagens fraternas e entregando alimentos, roupas e brinquedos para quem precisa.

A Caravana foi criada por um grupo de amigos para homenagear Jesus Cristo e é aberta à participação de todas as pessoas solidárias. Para participar, basta comparecer à Praça situada na Rua Pedro I, entre as ruas Assunção e Floriano Peixoto. Os organizadores pedem que as pessoas compareçam vestindo camisetas brancas.

O coordenador geral da Caravana é o professor da Universidade Federal do Ceará, João Figueiredo. Ele afirma que a ênfase do evento é espiritual, "faremos uma vibração pela cidade de Fortaleza", reforça. As doações materiais em forma de alimentos, roupas e brinquedos são complemento, segundo ele.

Outra iniciativa, da Igreja Batista Central (IBC), acontece durante todo o mês de dezembro. É a campanha Bem por Alguém que tem a internet como ferramenta para mobilizar voluntários vias as redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e durante todo esse mês são publicadas sugestões de ações simples que podem ser realizadas de forma individual ou coletiva. "Seja qual for a ação, pessoal ou em grupo, os internautas podem relatar através das redes sociais de que forma ajudaram alguém usando a hasntag #bemporalguem", explica o coordenador de comunicação da congregação, Euriano Sales.

Cadastro

Segundo ele, as ações podem ser cadastradas e acompanhadas através do site atosdecompaixao.Com. "Lá, os interessados podem ainda se programar para as ações institucionais ou organizadas pelos grupos e convidar seus amigos e familiares. Além de criar uma corrente do bem, os registros de fotos e vídeos podem inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo", diz.

Hoje, por exemplo, um grupo de jovens irá promover uma ceia solidária na Praça do Ferreira, a partir das 20 horas.

No próximo dia 27, haverá um dia de lazer para as crianças do bairro São Miguel. A iniciativa acontece, das 8h às 11h30, num sítio na Rua Cosme de Almeida, 11 (próximo ao Colégio Seletivo). Nesse dia também está marcada almoço de Natal para os internos do Instituto Farol. Já no dia 31, um grupo irá ao Centro, Praia de Iracema e Lagamar convidar moradores em situação de rua para viver uma passagem de ano diferente.

Fique por dentro

Natal tem origem latina e significa natividade

Para entender a história do Natal temos que buscar a origem da palavra. Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado de "Noite Bendita".

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25/12 era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. No século IV, as igrejas passaram a adotar o dia para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.

Mais informações

Para saber mais informações sobre a campanha Bem por Alguém, acesse o endereço www.atosdecompaixao.com

Lêda Gonçalves
Repórter