Cemitérios particulares terão programação online no Dia dos Finados no Ceará

Locais estarão abertos apenas para visitação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a programação tradicional de missas e homenagens ao Dia dos Finados, que ocorre na próxima segunda-feira (2), será online em cemitérios particulares do Ceará, neste ano, de acordo com informações do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec). No entanto, os cemitérios estarão abertos apenas para visitação.

Segundo a presidente do sindicato, Mayra Grisolia, um protocolo havia sido pensado para o dia próximo, mas com a oscilação de casos e restrições no Estado, “não será possível”. “Todas as homenagens serão online. Cada empresa está preparando eventos como live de cantor católico, terço da misericórdia, filmes, e tudo para estimular a permanência em casa”, afirma.

Para quem optar pela visita presencial, “estaremos lá para a organização dentro dos protocolos de saúde, evitando aglomeração e disponibilizando máscaras”. A programação, contudo, conforme Mayra, é para incentivar a permanência em casa, tendo em vista que a “grande maioria dos visitantes são idosos do grupo de risco da Covid-19”.

Cuidados

Para o infectologista Keny Colares, é necessário o cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19 para que haja visitação nos cemitérios. “Não se deve criar um ambiente em que as pessoas se aglomerem. Elas devem manter uma certa distância entre si e estejam utilizando máscara”, orienta.

O infectologista também recomenda evitar espaços fechados e celebrações com multidões, como é de costume acontecer na data. “As pessoas devem avaliar o risco e o benefício se tiverem doenças e fatores de risco para a Covid-19”, comenta. 

O especialista ainda acrescenta que não há risco de contaminação por Covid-19 em corpos já sepultados.