As carteiras de estudante de 2019 tiveram a validade prorrogada até o dia 31 de agosto de 2020, segundo informou a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) nesta sexta-feira (14). Os estudantes que possuem o documento de 2019 podem continuar utilizando no transporte público de Fortaleza.
Segundo a Etufor, a nova carteira será desbloqueada automaticamente no dia 1º de setembro e os créditos da carteira antiga serão automaticamente transferidos para a carteira nova. O aluno que não tiver solicitado a carteira de estudante de 2020 e não fez a biometria facial, poderá fazer através do site http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br.
Atendimento Etufor
A Etufor está atendendo de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus e para não gerar aglomerações. O órgão também informou que o atendimento presencial será retomado de forma gradual nos postos dos shoppings Aldeota e Riomar Kennedy, a partir da próxima quarta-feira (19).
O horário de funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 17h30. Para agendar o atendimento, será necessário acessar o site da Etufor. O atendimento presencial só estará disponível para quem fizer agendamento.
Conforme a Etufor, a prioridade será para estudantes que pretendem solicitar a 1ª via do documento. Entre os serviços, 1ª e 2ª via da carteira de estudante 2020, bilhete único e bilhetinho, e 1ª via de cartão gratuidade para pessoa com deficiência.
Agendamento
O agendamento acontece para descentralizar a demanda existente de atendimento ao público, limitando a quantidade de usuários atendidos por dia, para que não haja aglomeração.
Quando o aluno acessa o site, será necessário inserir os números do CPF e e-mail. Ao confirmar, para prosseguir com o agendamento, o estudante deverá selecionar as opções de local, dia e horário disponíveis para o atendimento. Poderá ainda, no caso de algum imprevisto, reagendar o atendimento pelo site.
Entrega das carteiras
Segundo a Etufor, a entrega das carteiras é de responsabilidade das entidades estudantis e a logística de distribuição prevê que as entidades distribuam nas escolas, universidades e faculdades.
Caso a carteira já tenha sido entregue à entidade estudantil, o estudante deve entrar em contato com a secretaria da escola/universidade ou com a entidade para receber o documento.
As entidades estão organizando horários para a entrega diretamente ao aluno.