Um cachorro foi resgatado por guardas municipais, na tarde da última sexta-feira (22), na praia da Barra do Ceará, em Fortaleza. De acordo com a Guarda Municipal, o animal foi jogado ao mar por pescadores que estavam em uma pequena embarcação.
Segundo a equipe, o cachorro estava muito assustado e chegou a ser agressivo com os agentes. A maré alta e as ondas fortes naquele ponto dificultaram o resgate do animal, segundo a guarnição.
Para salvá-lo, os guardas municipais usaram boias e uma prancha para levar o animal até a parte mais rasa do mar, evitando, assim, o contato com o cachorro.
Crime no limite dos municípios
Conforme a Guarda Municipal, o local onde o animal foi abandonado fica no encontro do rio Ceará com o mar, no limite entre os municípios de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana.
Os agentes informaram que não puderam dar voz de prisão aos pescadores porque eles já estavam no território de Caucaia, onde a equipe não têm jurisdição.
O órgão reforçou que maltratar animais é crime ambiental, e a pena é maior quando é relacionado a cães e a gatos. A punição varia de dois a cinco anos de prisão além de multa.