Muitas pistas, poucos ídolos

Mesmo contando com boa quantidade de equipamentos, entre eles uma nova pista skate plaza, Estado ainda carece de grandes nomes nos esportes radicais

Legenda: Estrelas do esporte, como o paulista Sandro Dias, o 'MIneirinho', prestigiaram a inauguração da pista de skate do Centro de Formação Olímpica em Fortaleza, realizada no último dia 28 de setembro
Foto: Foto: Tuno Vieira

Muita gente fez questão de comparecer à abertura oficial da pista skate de número 24, construída pelo governo do estado no domingo, 28 de setembro, no Centro de Formação Olímpica. A maioria a colocava como a primeira skate plaza do Ceará. Alguns não economizam nos adjetivos, atestando que a pista é a melhor e mais moderna dentre todas que já foram construídas. Havia também quem dissesse que a pista não seria a primeira plaza cearense.

O primeiro foi o lendário Alexandre "Gato", justamente por ter sido ele o primeiro skatista profissional, não somente do Ceará, como de todo o Nordeste. Para ele, o equipamento é muito bom por vários motivos: "a pista é muito boa, mas falando do "Banks", que é a minha área específica, ele oferece várias paredes com boa altura e áreas próprias para que o atleta ganhe velocidade, impulso e consequentemente, altura nas manobras de borda. Parece até uma que tem na Califórnia. Um skatista pode tranquilamente treinar nessa pista e sair daqui diretamente para participar de campeonatos no sul ou até mesmo na "gringa", que estará preparado", diz.

BMX

Quem também fez questão de deixar registrada a sua opinião foi o "mago" das BMX, Rogério Ribeiro, o Rato. Para ele, agora os competidores têm um equipamento para aperfeiçoar as suas manobras, sobretudo em períodos de preparação para competições. "A pista do Centro Olímpico é um equipamento dos mais modernos no cenário dos esportes radicais no Brasil. Seu desenho é muito parecido com o da pista de São Bernardo do Campo-SP, tida como uma das melhores da América Latina. E além de ser uma pista completa, ela acomoda muito bem as BMX. Seu 'Banks' é perfeito, com paredes altas e transições suaves. Agora, temos um equipamento que nos permitirá um treinamento e uma preparação com muito mais eficiência para competições de alto nível", aposta.

A turma dos patins também aprovou a nova pista, como atesta Éder Tavares, o "Bicudo". Contudo, segundo ele, o layout de skate plaza não pode ser considerado como inédito entre as pistas já construídas e em se tratando de patins in line, a Pista do Cocó consegue ser ainda melhor que a recém inaugurada. "Para nós do in line, o desenho dessa pista é ótimo para a iniciação de novos atletas. A única ressalva é que a turma dos patins gosta mesmo é de altura. Locais onde se possa executar manobras com mortais para frente, para trás e coisas do tipo. Se levarmos ao pé da letra, todas as pistas do Ceará têm características de uma skate plaza, inclusive a pista localizada na Pracinha da Gentilândia é um bom exemplo disso. A única diferença para essa nova pista é que ela é bem maior, por isso tem um ar de skate plaza que as outras não têm" explica Bicudo.

Apenas amadores

E já que temos tantas pistas, por que ainda não surgiram grandes ídolos na mesma proporção? Em toda a história do skate cearense só tivemos três skatistas profissionais: Alexandre Gato, o saudoso Charles Reginaldo, falecido em 2010, e Daniel Tavares, que não compete mais. Atualmente, temos uma geração de bons atletas que não consegue se profissionalizar devido às exigências da Confederação Brasileira de Skate, que, entre outras coisas, condiciona a categoria a atletas que têm patrocinadores comprometidos com o suporte integral de seus atletas. Isso dá condições a estes de realmente viver do esporte para poder ostentar o status de profissional, ou seja, ter o skate como sua profissão. É por isso que hoje o estado do Ceará não possui um único skatista profissional no certame nacional do esporte.

Quanto ao BMX, um grande problema é a falta de uma entidade oficial que possa representar os atletas e buscar recursos para fomentar eventos fortalecendo a base do esporte, criando ídolos. Contudo, a partir da construção da nova pista, os atletas deixarão de treinar exclusivamente em locais amadores e conseguirão maior projeção nacional, puxando o nível para cima.

Segundo Ed Scander, a CBSK há muito tempo está de olho nos atletas cearenses e tem consciência de que em muito breve o Ceará poderá ter não apenas um, mas quem sabe até mais representantes competindo no Circuito Brasileiro de Skate Profissional.

"O Ceará possui uma nova geração que vem aumentando de nível vertiginosamente. Para citar apenas um, chamo a atenção para Lucas Rabelo. Esse vai dar muito trabalho, pois, além de está no caminho certo, esbanja talento", declara o vice-presidente da CBSK.

Para Hermani Dias, pai do jovem atleta Yago Juan, as exigências da CBSK podem ser comparadas aos dois lados de uma mesma moeda. Por um lado limita e impede que um número desordenado de atletas se profissionalize sem as mínimas condições, enquanto por outro garante uma segurança importante para todos que sonham com uma vida de atleta profissional.

Dias acredita que seu filho será um desses que conseguirão trilhar o caminho da profissionalização no esporte e que, mesmo sem contar com que os patrocinadores daqui estejam preparados para embarcar no tipo de projeto proposto pela CBSK, ele irá buscar apoio onde quer que seja preciso para ajudar seu filho a realizar o sonho de, em breve, se tornar um skatista profissional.

Saiba Mais

Esporte radical mais popular

O skate surgiu na Califórnia, bem no início da década de 1960, quando os surfistas começaram a sofrer as primeiras crises de "abstinência" de surfe durante a baixa temporada de ondas. O "desespero" era tamanho que eles colocaram rodas de patins em pranchas e criaram o "sidewalk surf", ou "surf no asfalto"

Skate Plaza

Quando os skaters migraram das ruas para as praças em Barcelona, Espanha, seus bancos, calçadas e corrimões não estavam preparados para suportar suas manobras. Foi assim que nasceram as primeiras skate plazas, pistas especialmente construídas para imitar os "obstáculos" comuns em uma praça

Pista do CFO

A pista de skate do Centro de Formação Olímpica possui 5.000 m² e é aberta ao público. Sua generosa dimensão a faz ser considerada por muitos como a 1ª skate plaza do esporte cearense

Mais informações:

Confira outros detalhes desta e de outras aventuras radicais, além de fotos e vídeos, no blog Manobra Radical: http://glo.Bo/1oD6ty7

 

George Noronha
Especial para o jogada