Irã pede exclusão dos EUA da Copa do Mundo após provocação norte-americana; entenda

Em uma postagem oficial, os Estados Unidos altera a bandeira iraniana

A Federação Iraniana de Futebol acionará a Fifa para pedir a exclusão dos Estados Unidos da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A solicitação ocorre após o perfil oficial dos EUA publicar uma imagem alterada da bandeira do Irã, com a remoção do emblema da República Islâmica neste sábado (26).

A informação foi divulgada por um veículo local iraniano, sem confirmação da assessoria da seleção. A punição seria aplicada por ferir as regras da entidade máxima do futebol previstas ao Mundial.

Por meio de nota, os norte-americanos informaram que a ação surge em solidariedade as mulheres, que não possuem direitos básicos no Irã. O país árabe enfrenta uma série de manifestações populares.

Pelo regimento da Fifa, a penalização máxima envolve suspensão do time por 10 partidas. Como resta um jogo da fase de grupos para disputar, os EUA estariam eliminados. Com a repercussão, uma nova publicação foi realizada com a bandeira correta.

EUA x Irã

Os dois países se enfrentam pela Copa do Mundo na próxima terça-feira (29). O confronto está programado para o estádio Al Thumama, às 16h (de Brasília), pela 3ª rodada do Grupo B.

Na classificação, a Inglaterra lidera com quatro pontos. O Irã está na vice-liderança, com três, enquanto os Estados Unidos somam dois, em 3º, e País de Gales é a lanterna, com um. Logo, o vencedor de EUA x Irã garante uma classificação histórica às oitavas.