A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb conquistou a etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial de Surfe (WSL), nesta sexta-feira (15), na África do Sul. Na final, a atleta olímpica superou a australiana Tyler Wright por 17,50 a 15,67. Na disputa masculina, Italo Ferreira foi eliminado nas quartas de final na tradicional etapa sul-africana.
Na bateria decisiva, Tati abriu vantagem logo no início com boas ondas. Suas notas foram 8,50 e 9,00, a maior nota da disputa feminina em Jeffreys Bay. Tyler tentou reagir, mas obteve 8,17 e 7,50, sem conseguir descontar a pontuação da brasileira, que acabou ficando com o título.
Com o troféu, Tati soma títulos em duas etapas na temporada, algo que alcançou pela 1ª vez na carreira. Somente ela tem dois troféus. O novo triunfo levou a brasileira para a 3ª colocação do ranking, com 42,610. A liderança pertence à havaiana Carissa Moore, com 52,925. A francesa Johanne Defay ocupa o segundo lugar, com 47,610.
Tati, portanto, está entre as cinco melhores do ano, dentro da zona de classificação para a grande final do campeonato, a ser disputada em Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 16 de setembro.
Categoria masculina
O Brasil ficou fora da final em Jeffreys Bay. O surfista que foi mais longe foi Yago Dora, que caiu na semi. Foi derrotado pelo australiano Ethan Ewing por 17,04 a 16,87. Nas quartas de final, foram eliminados Italo Ferreira e Samuel Pupo.
A final foi totalmente australiana, entre Robinson e Ewing, que venceu logo em sua primeira final no Circuito Mundial. Numa disputa equilibrada do começo ao fim, Ewing venceu pelo placar de 16,80 a 16,30.