Surfista australiano morre afogado em praia na Indonésia

Investigação está em andamento para saber se o atleta perdeu a consciência antes de cair da prancha

O surfista profissional australiano Gunther Henry Kitzler, morreu, na última segunda-feira (4), aos 56 anos, após se afogar na praia de Grajagan, na província de Java Oriental, Indonésia — famosa por suas ondas grandes e ocas. Segundo a polícia local, o corpo do atleta foi arrastado pela correnteza, e só foi encontrado na manhã desta terça-feira (5), a cerca de três quilômetros do local.

Conforme a corporação, uma investigação está em andamento para saber se o atleta perdeu a consciência antes de cair da prancha ou se foi vítima das condições do mar.

Após quinze minutos no mar, a prancha de Gunther, que estava acompanhado de dois amigos, mas entrou sozinho na água, foi vista flutuando com os pés do atleta presa ao leash (corda que prende o pé do surfista para que, após um tombo, a prancha não vá para longe).

De acordo com a Agência de Busca e Resgate de Surabaya, os amigos tentaram se aproximar de Gunther, mas foram impedidos por uma forte onda, que partiu o leash da prancha.

O surfista nasceu em Sydney, na Austrália, mas, há 25 anos, morava na Indonésia. Segundo a revista Tracks, nas décadas de 1980 e 1990, o surfista era considerado um dos melhores surfistas da Praia de Bondi, em Sydney.