O Fortaleza venceu o Palestino, no Chile por 2 a 1, na noite desta terça-feira (27), pela última rodada da Fase de Grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Leão foi líder absoluto do Grupo H com 15 pontos e 'seca' o Newell's Old Boys para ter a 2ª melhor campanha entre os classificados.
Como o Tricolor Paulista venceu o Tigre no Morumbi por 2 a 0, terminou a 1ª Fase com 16 pontos, um a mais que o Leão. Para o Fortaleza ficar apenas atrás do time paulista como melhor campanha, precisará torcer por uma derrota do Newell's contra o Audax, em jogo de quinta-feira na Argentina.
Tendo a 2ª ou a 3ª melhor campanha geral, o Leão garantiu decidir em casa no primeiro mata-mata, das Oitavas de Final.
Como foi o jogo
Apesar de já estar classificado, o Fortaleza entrou em campo com a missão de vencer e ficar entre os times com melhores campanhas no geral. Já o Palestino, disputava a 2ª vaga no grupo com o San Lorenzo e precisava pontuar.
Assim, o 1º tempo começou equilibrado com Calebe criando a primeira chance do Leão aos 6 minutos, e o Palestino respondendo com Carrasco, aos 13, exigindo boa defesa de João Ricardo.
Foi quando aos 18 minutos, o gol do Leão saiu: após boa troca de passes, Guilherme acha Lucas Crispim, que marcou um golaço de pura categoria.
Depois do gol do Tricolor, o time de Vojvoda conseguiu controlar as ações até o fim do 1º tempo, mas não criou para ampliar.
Segurou a pressão
Na etapa final de jogo, o Fortaleza tentou manter o controle da partida, mas foi pressionado pelo time da casa, com João Ricardo precisando trabalhar com grandes defesas. Aos 16, Salas cabeceou e o goleiro do Leão espalmou.
Nas duas outras chances, ambas com Barticciotto, a primeira passou raspando a trave, e depois, Brítez tirou quase em cima da linha.
Foi quando aos 28, o Leão encaixou ótima jogada, com Pikachu achando Lucero, que bateu no canto para marcar o segundo.
Só que dois minutos depois, o Palestino diminuiu com Farias e pressionou em busca do empate que o classificaria em 2º do grupo.
O time chileno ainda ensaiou uma pressão, mas João Ricardo apareceu bem em lances de Carrasco e Farías, este aos 43 do 2º tempo, para garantir a importante vitória leonina.