Novo carro da Mercedes na F1 2023 retorna ao preto; veja fotos e detalhes

Os carros também vão ter alterações na asa dianteira e no bico

A Mercedes vai iniciar na Fórmula 1 em 2023 de cara nova. Nesta quarta-feira, (15), a equipe exibiu o novo carro que vai ser utilizado por George Russell e Lewis Hamilton. A novidade no automóvel é a cor, o prata deu lugar ao preto no novo design e reviveu a marca de 2021/2021, quando a Mercedes fez a campanha antirracista. 

A equipe comandada por Toto Wolff foca em retomar à posição na categoria após ocupar o 3ª lugar e encerrar 2022 com apenas uma vitória, Russel, em São Paulo. 

A cor prata utilizada nos carros, tradicional da Mercedes, deu lugar ao preto ainda em 2020, quando George Floyd foi morto. Como uma forma de protesto os carros passaram a ter a cor escura, voltando a dar espaço ao prata somente em 2022. 

"Quando olhamos para a história das Flechas de Prata, as Mercedes eram brancas, mas a pintura foi retirada e o carro ficou mais leve, e em alumínio. E nós realmente tentamos deixar o carro mais leve, deixando-o com mais carbono exposto. De fato, tivemos carros pretos nos últimos dois anos, foi algo que casou. Pareceu certo", explicou Toto Wolff.

A equipe tem adotado uma estratégia desde o ano passado. Segundo eles, a remoção da pintura do carro reduz o peso do automóvel. Porém, além da pintura, outras mudanças chamam atenção, como a asa dianteira, que está mais baixa e o bico mais curto. Hamilton deu sua opinião sobre a nova cor dos carros. 

"Emocionado. Ele (o carro) fica ótimo de preto", disse o piloto. 

Os carros da Mercedes, que serão utilizados na Fórmula 1 em 2023 vão ser feitos seguindo uma diretriz desenvolvida pela Federação Internacional de Automobilismo para reduzir os saltos dados pelos automóveis.