Bom em pista seca, eficiente em pista molhada. Max Verstappen segue soberano na temporada 2023 de Fórmula 1 e, com uma corrida sem sustos, venceu o GP de Mônaco neste domingo (28) de ponta a ponta, ampliando ainda mais a sua liderança na classificação. Foi a sua quarta vitória em seis corridas e a confirmação de um favoritismo que se apresentou desde os treinos livres e também com a conquista da pole na sessão classificatória. Fernando Alonso chegou em segundo lugar e Esteban Ocon completou o pódio.
Os resultados só comprovam o seu predomínio. Foi a sua quarta vitória em seis provas disputadas e o triunfo de número 39 da carreira. Com o primeiro lugar, ele chega aos 144 pontos na liderança do Mundial de pilotos.
A Fórmula 1 retorna no próximo final de semana com a realização do GP da Espanha, que acontece no dia 4 de junho. A prova vai ser disputada no circuito da Catalunha, pela sétima etapa do campeonato.
Os resultados só comprovam o seu predomínio. Foi a sua quarta vitória em seis provas disputadas e o triunfo de número 39 da carreira. Com o primeiro lugar, ele chega aos 144 pontos na liderança do Mundial de pilotos.
A Fórmula 1 retorna no próximo final de semana com a realização do GP da Espanha, que acontece no dia 4 de junho. A prova vai ser disputada no circuito da Catalunha, pela sétima etapa do campeonato.
A CORRIDA
Nem a chuva foi capaz de alterar o desempenho do holandês. Com pista molhada a partir da volta 52, ele conseguiu manter seu ritmo, evitar uma pressão por parte de Alonso, e garantir mais uma bandeirada na primeira posição.
Já seu companheiro Sergio Pérez, que largou em último no grid por causa de um acidente no início da sessão qualificatória, não conseguiu fazer uma corrida de recuperação. Numa prova confusa, ele fez cinco pit-stops e terminou apenas em 16º lugar.
Verstappen cumpriu o que tinha planejado e conseguiu cumprir segurar a liderança na largada. Alonso se manteve em segundo, seguido por Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Charles Leclerc nas voltas iniciais. Lance Stroll, que largou na sétima fila, acabou tocando no muro e acabou indo parar em 18º lugar.
Utilizando pneus médios, o holandês abriu e administrou uma vantagem de pouco mais de cinco segundos para o rival da equipe da Aston Martin, que apostou em pneus duros nas ruas de Montecarlo.
Na ânsia de fazer a ultrapassagem em busca da terceira colocação, Sainz chegou a tocar no carro de Ocon. O piloto espanhol reclamou de danos na asa dianteira e a Ferrari chegou a separar um novo bico para uma possível parada que acabou não acontecendo.
O desempenho da Red Bull, aliada à perícia de Verstappen deu o tom da prova. Com 24 voltas percorridas, a vantagem do piloto holandês para Alonso já era superior à casa dos 11 segundos. Sustentando a dianteira, ele conseguiu imprimir um ritmo forte para evitar qualquer tipo de pressão pela liderança.
A estratégia de parada nos boxes provocou algumas mudanças na prova. A Alpine não trabalhou bem quando Ocon foi para a troca de pneus, e o francês acabou voltando em sexto lugar. Leclerc assumiu o terceiro lugar com a parada de Sainz para reabastecer e com isso Gasly e Russell ficaram com o quarto e quinto lugares com pouco mais de 37 voltas disputadas.
Mantendo uma distância de pouco mais de oito segundos, Verstappen não seguiu a estratégia da equipe de entrar nos boxes entre as voltas 30 e 38. Utilizando os compostos médios, só parou no giro 54 e conseguiu retornar na liderança, deixando Alonso em segundo, com Ocon novamente em terceiro.
A presença da chuva tornou a prova mais improvável para os pilotos e Sainz chegou a patinar na pista. Um toque de leve de Kevin Magnussen na Rascasse fez com que a bandeira amarela fosse acionada. O dinamarquês, no entanto, logo foi para os boxes e trocou o bico do carro para seguir.
Com trechos secos e molhados, os pilotos tiveram que retomar o cuidado na parte final do GP de Mônaco. Nessa condição improvável, as Mercedes de Hamilton e Russell conseguiram se garantir na quarta e quinta colocação, logo atrás de Ocon, que se manteve no terceiro posto.
Com a corrida sob controle, Verstappen passou a defender a sua vitória com uma condução segura o suficiente para garantir mais uma vitória na temporada e se manter como o melhor piloto do atual calendário.
Já seu companheiro Sergio Pérez, que largou em último no grid por causa de um acidente no início da sessão qualificatória, não conseguiu fazer uma corrida de recuperação. Numa prova confusa, ele fez cinco pit-stops e terminou apenas em 16º lugar.
Verstappen cumpriu o que tinha planejado e conseguiu cumprir segurar a liderança na largada. Alonso se manteve em segundo, seguido por Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Charles Leclerc nas voltas iniciais. Lance Stroll, que largou na sétima fila, acabou tocando no muro e acabou indo parar em 18º lugar.
Utilizando pneus médios, o holandês abriu e administrou uma vantagem de pouco mais de cinco segundos para o rival da equipe da Aston Martin, que apostou em pneus duros nas ruas de Montecarlo.
Na ânsia de fazer a ultrapassagem em busca da terceira colocação, Sainz chegou a tocar no carro de Ocon. O piloto espanhol reclamou de danos na asa dianteira e a Ferrari chegou a separar um novo bico para uma possível parada que acabou não acontecendo.
O desempenho da Red Bull, aliada à perícia de Verstappen deu o tom da prova. Com 24 voltas percorridas, a vantagem do piloto holandês para Alonso já era superior à casa dos 11 segundos. Sustentando a dianteira, ele conseguiu imprimir um ritmo forte para evitar qualquer tipo de pressão pela liderança.
A estratégia de parada nos boxes provocou algumas mudanças na prova. A Alpine não trabalhou bem quando Ocon foi para a troca de pneus, e o francês acabou voltando em sexto lugar. Leclerc assumiu o terceiro lugar com a parada de Sainz para reabastecer e com isso Gasly e Russell ficaram com o quarto e quinto lugares com pouco mais de 37 voltas disputadas.
Mantendo uma distância de pouco mais de oito segundos, Verstappen não seguiu a estratégia da equipe de entrar nos boxes entre as voltas 30 e 38. Utilizando os compostos médios, só parou no giro 54 e conseguiu retornar na liderança, deixando Alonso em segundo, com Ocon novamente em terceiro.
A presença da chuva tornou a prova mais improvável para os pilotos e Sainz chegou a patinar na pista. Um toque de leve de Kevin Magnussen na Rascasse fez com que a bandeira amarela fosse acionada. O dinamarquês, no entanto, logo foi para os boxes e trocou o bico do carro para seguir.
Com trechos secos e molhados, os pilotos tiveram que retomar o cuidado na parte final do GP de Mônaco. Nessa condição improvável, as Mercedes de Hamilton e Russell conseguiram se garantir na quarta e quinta colocação, logo atrás de Ocon, que se manteve no terceiro posto.
Com a corrida sob controle, Verstappen passou a defender a sua vitória com uma condução segura o suficiente para garantir mais uma vitória na temporada e se manter como o melhor piloto do atual calendário.
Confira o resultado do GP de Mônaco de Fórmula 1:
1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h48min51s980
2º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 27s921
3º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 36s990
4º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 39s062
5º - George Russell (ING/Mercedes), a 56s284
6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 61s890
7º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 62s362
8º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 63s391
9º - Lando Norris (ING/McLaren), a 1 volta
10º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1 volta
11º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta
12º - Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri), a 1 volta
13º - Zhou Guanyu (CHI/Alfa Romeo), a 1 volta
14º - Alexander Albon (TAI/Mercedes), a 1 volta
15º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1 volta
16º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 2 voltas
17º - Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 2 voltas
18º - Logan Sargeant (EUA/Mercedes), a 2 voltas
Não completaram a prova
19º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min02s945
20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min04s754
2º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 27s921
3º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 36s990
4º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 39s062
5º - George Russell (ING/Mercedes), a 56s284
6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 61s890
7º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 62s362
8º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 63s391
9º - Lando Norris (ING/McLaren), a 1 volta
10º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1 volta
11º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta
12º - Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri), a 1 volta
13º - Zhou Guanyu (CHI/Alfa Romeo), a 1 volta
14º - Alexander Albon (TAI/Mercedes), a 1 volta
15º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1 volta
16º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 2 voltas
17º - Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 2 voltas
18º - Logan Sargeant (EUA/Mercedes), a 2 voltas
Não completaram a prova
19º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min02s945
20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min04s754