Maratonista Danielzinho é flagrado no doping e está fora dos Jogos de Paris-2024

Foi detectada a presença das seguintes substâncias: drostanolona, metenolona e nandrolona

O maratonista Daniel Ferreira do Nascimento, o Danielzinho, testou positivo para três substâncias proibidas, de acordo com a lista de atletas suspensos provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), atualizada nesta segunda-feira (15). Único brasileiro classificado para a disputa da maratona dos Jogos de Paris-2024, Danielzinho está fora da Olimpíada.

Em teste fora de competição, realizado no dia 4 de julho deste ano, foi detectada a presença das seguintes substâncias proibidas: drostanolona, metenolona e nandrolona. Graziele Zarri, namorada de Danielzinho, também aparece na lista de atletas suspensos provisoriamente.

Apontado como sucessor de grandes maratonistas brasileiros como Marilson Gomes (bicampeão da Maratona de Nova York), Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze em Atenas-2000) e Ronaldo da Costa (ex-recordista mundial da maratona), Danielzinho tem 25 anos e obteve o índice olímpico em Hamburgo, em abril de 2023.

Ele terminou em terceiro lugar na Maratona de Seul, em 2022, quando marcou 2h04min51s, recorde sul-americano, e se tornou o atleta não nascido na África mais rápido do mundo na prova. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, o brasileiro de 25 anos não participou da prova dos 10.000m. Ele alegou que se atrasou para pegar o ônibus para o estádio.