Ceará perde nos pênaltis para o Ituano e está eliminado da Copa do Brasil

A partida única válida foi válida pela 2ª fase da competição nacional

O Ceará está eliminado da Copa do Brasil. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, O Alvinegro perdeu nos pênaltis para o Ituano por 4 a 2 no estádio Novelli Junior, em Itu (SP), na noite desta quarta-feira (15).

O Vovô saiu na frente com Guilherme Castilho, aos 16 minutos do 1º tempo, mas o Ituano empatou aos 45 minutos do 1º tempo com Diego Quirino.

E pelo regulamento da Copa do Brasil previa penalidades após empate no jogo único, a decisão foi para os pênaltis e o Vozão foi eliminado. Jean Carlos e Janderson perderam as cobranças do Vovô, o time visitante converteu todas e tirou o time cearense da Copa do Brasil.

 

Próximo jogo

Com a eliminação na Copa do Brasil, o Vovô volta a campo no sábado (18), contra o Iguatu, pelo jogo de volta das semifinal do Campeonato Cearense, às 16 horas no Castelão. Após o empate em 1 a 1 na ida no Morenão, o Ceará precisa vencer para estar na decisão do Estadual

 

Como foi o jogo

O Ceará começou o jogo sendo pressionado pelo Ituano, que vinha empolgado ao eliminar o Corinthians do Paulistão. 

Com a confiança em alta, o time de Itu começou melhor a partida, pressionando o Vovô, que se defendia bem e esperava uma chance de sair em contra-ataque.

E mais objetivo, o Alvinegro abriu o placar aos 16 minutos: Erick recebeu cruzamento de Vitor Gabriel da esquerda, limpou a marcação e deu belo passe para Guilherme Castilho fazer 1 a 0.

Após o gol, Galo de Itu passou a pressionar e exigir defesas de Richard. Yuri e Eduardo Person finalizaram para grandes defesas do goleiro do Vovô. Mas aos 45, não deu para Richard, em finalização de Quirino.

Ainda nos acréscimos, o Ceará teve chance de marcar, mas Tiago Pagnussat perdeu gol incrível na pequena área após cruzamento de Guilherme Castilho.

 

Final com polêmica

A etapa final começou com o Ceará indo pra cima, e por pouco não fez seu gol logo aos 2 minutos. Guilherme Castilho cobrou falta, o goleiro Paulino espalmou, e na sobra, Pagnussat bateu e ele pegou de novo.

Mas depois daí só deu Ituano. Ganhando as disputas no meio campo, o Galo de Itu passou a criar, com André Luiz e Gabriel Barros errando o alvo por pouco.

O jogo de manteve muito disputado, mas o Ceará não conseguia criar. Já o Ituano, quase virou em finalização de Rai Ramos, que passou raspando a trave, aos 30 minutos.

Com as mudanças de Morínigo, o Ceará caiu de rendimento, e por pouco não foi eliminado no tempo normal. Aos 42 minutos, Rafael Carvalheira mandou para as redes, mas a arbitragem marcou impedimento. E como não há VAR na 2ª Fase da Copa do Brasil, prevaleceu a marcação de campo, apesar do gol ter sido legal.

Assim, a vaga foi definida nos pênaltis.

 

Eliminação nas penalidades

O Ceará começou cobrando e Jean Carlos errou a primeira. o Ituano converteu três cobranças seguidas, após o erro de Janderson, na 4ª cobrança do Vovô. E coube a Rafael Pereira (ex-Ceará), converter a penalidade e eliminar o Vovô da Copa do Brasil.

 

Como foi o Tempo Real de Ituano x Ceará

ESCALAÇÕES

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; André Luiz, Lucas Siqueira e Eduardo Person; Gabriel Barros, Paulo Victor e Quirino. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Ceará: Richard; Igor, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Danilo Barcelos; Richardson, Caíque Gonçalves e Guilherme Castilho; Erick, Janderson e Vitor Gabriel. Técnico: Gustavo Morínigo.

Ficha técnica | Ituano x Ceará

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 15/03/23 (quarta-feira)
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistente 1: Tiago Augusto Kappes Diel
Assistente 2: Luiza Naujorks Reis
4º árbitro: Salim Fende Chavez