A sequência do Fortaleza até o fim da Série A se apresenta difícil nas nove rodadas finais da competição. Após uma semana de treinamento, o time abre as disputas contra um candidato ao título nacional: encara o Internacional, hoje, às 20h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada. A Rádio Verdes Mares transmite todos os detalhes ao vivo.
Ficha técnica - Inter X Fortaleza
A partida é a segunda desde a chegada do técnico Enderson Moreira. O escolhido para selar a permanência tricolor na 1ª divisão estreou com empate sem gols frente ao Grêmio, em casa. E o desempenho, de fato, evoluiu. O sinal de alerta é a proximidade com a zona de rebaixamento.
Isso porque o Leão entra em campo na 16ª posição, uma acima do Z-4. A pressão existe pelos retrospecto recente de resultados, mas não há chance de ficar entre os últimos quatro colocados. O alento é o adiamento da partida do Bahia, logo atrás, com o Corinthians para quinta-feira (28).
Ouça o podcast 'FortalezaCast'
Apesar do cenário, a necessidade de vitória se mantém. A equipe tem apenas um triunfo nos 13 jogos anteriores. Também amarga jejum de gols de quatro compromissos - o derradeiro lance ocorreu em 12 de dezembro, na derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino.
"Sei que o momento é difícil. A gente precisa se concentrar nos detalhes. Percebemos que esse clube está muito bem organizado, sabe o que quer. E eu quero participar desse projeto. Espero que a gente tenha possibilidade de ter um período longo para que as coisas possam acontecer ainda melhor", explicou Enderson.
Até o fim do Brasileirão, o Fortaleza tem pela frente: Internacional (F), Santos (C), Atlético/GO (F), Atlético/MG (F), Coritiba (C), Vasco (C), Palmeiras (F), Bahia (C) e Fluminense (F). São cinco compromissos fora de casa, e quatro na Arena Castelão.
Dúvidas no ataque
Enderson Moreira deve mudar o sistema tático leonino. Titular no papel da armação, o meia João Paulo foi afastado pela diretoria após descumprir protocolos da Covid-19. Em paralelo, tem o retorno de 10 atletas que estavam afastados por teste positivo para a doença. As exceções são o goleiro Marcelo Boeck e o atacante Ederson, ambos infectados.
De todo modo, as opções são muitas. Adepto do esquema 4-2-3-1, a tendência é de montagem da equipe com duas linhas de marcação consistentes para atuar longe dos domínios, no 4-4-2.
Assim, a aposta pode ser na velocidade. Vice-artilheiro na temporada, com 10 gols, David tem chance de retomar a titularidade e atuar mais avançado. A estratégia é um mistério, mas concentra a concorrência de nomes como Wellington Paulista, Bergson, Osvaldo e Romarinho.
Uma nova dúvida da comissão técnica envolve o meio-campo. Ronald substituiu Juninho, ao lado de Felipe, e teve boa participação defensiva. Uma alternativa então é o uso de três volantes, com uma das peças pelos lados do campo, auxiliando os laterais.
Internacional
O elenco comandado por Abel Braga chega para o jogo com cinco vitórias consecutivas na Série A. Somando 53 pontos, tenta manter a perseguição ao líder São Paulo e investe no confronto para seguir com possibilidade de título.
O técnico não terá dois titulares: o zagueiro Rodrigo Moledo e o atacante Thiago Galhardo, ambos no departamento médico. Lucas Ribeiro e Yuri Alberto serão os substitutos. No meio, Edenilson retorna após cumprir suspensão. A formação deve ser o 4-5-1.