Nos pênaltis, Iguatu perde para Anápolis no Morenão e é eliminado da Série D sem o acesso

Equipes entram em campo para disputar as quartas de final da Série D

O roteiro foi cruel com o Iguatu na Série D do Brasileiro de 2024. Após empatar o jogo decisivo contra o Anápolis-GO em 3 a 3 no último minuto, no Morenão/CE, o time cearense perdeu por 5 a 4 nos pênaltis e se despediu da competição nas quartas, neste sábado (31), sem garantir o sonhado acesso à Série C de 2025.

Com a bola rolando, um confronto extremamente movimentado. Gonzalo abriu o placar para os visitantes, mas Otacílio Marcos e Hebert viraram no 1º tempo. Antes da etapa inicial encerrar, Gonzalo deixou tudo igual. Já na volta do intervalo, Cardoso colocou os goianos na frente, enquanto Max empatou aos 52 para a festa azulina - o lance foi validado pelo árbitro de vídeo (VAR).

Com a igualdade, o duelo foi definido nos pênaltis. O Iguatu converteu as cobranças de Otacílio Marcos, Diego Viana, Thiaguinho e Mauro, mas Pedrinho isolou a batida. Do outro lado, o adversário manteve 100% de aproveitamento e venceu a decisão.

Na próxima fase da Série D, o Anápolis-GO aguarda a definição do duelo entre Maringá-PR x Inter de Limeira-SP. A partida será no domingo (1º), às 18h30, no Paraná, com vantagem dos paranaenses após vitória por 1 a 0. Já o Iguatu volta a sonhar com o acesso na temporada de 2025, uma vez que está garantido na Série D pelo desempenho no Campeonato Cearense.

Saiba como foi a partida

Primeiro tempo

O jogo começou frenético. Aos 2 minutos, Léo finalizou de fora da área, o goleiro Mauro Iguatu, do Azulão, espalmou a bola no pé do atacante Gonzalo, que completa para o fundo do gol, marcando o primeiro gol do Anápolis na partida.

Aos 10, após boas chances de ambos os lados, Dudu Santos cobrou escanteio pela esquerda e encontrou Thiaguinho do outro lado. O atacante do Azulão cruzou e achou Otacílio Marcos, que empatou para o time cearense: 1x1. Com mais volume, aos 19, a virada chega no Morenão com Hebert aproveitando uma finalização cruzada e escorando para o fundo do barbante: 2x1.

Como no início da partida, o placar não ficou desigual por muito tempo. Aos 25, Paulinho cobrou boa falta para a área, para encontrar Gonzalo, que subiu mais que todo mundo para marcar o 2º gol na partida e empatar, novamente, o confronto.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a tensão tomou conta do confronto, com muitas faltas marcadas. A melhor oportunidade dos donos da casa foi aos 11, com o meia Hebert invadindo a área em velocidade e chutando para fora.

O Anápolis-GO manteve uma estratégia defensiva e explorou os lances aéreos com Gonzalo. Assim, chegou ao gol aos 22, com desvio de cabeça do centroavante para Cardoso, que chutou no canto do goleiro Mauro, que não conseguiu a defesa: 2x3.

Em busca do empate, o técnico Flávio Araújo usou o banco de reservas e colocou a equipe toda no ataque com as entradas de meias Pedrinho, Rodrigo e Diego Viana. Deste modo, forçou uma pressão na reta final com o apoio dos torcedores presentes.

Aos 52, no último minuto, a recompensa: Max recebeu na pequena área e chutou na saída do goleiro, deixando tudo igual. O árbitro de vídeo (VAR) demorou seis minutos para validar o gol, que culminou com a festa no Morenão. No processo, o zagueiro Uesles foi expulso por reclamação do lado cearense, enquanto o atacante Marcão, do Anápolis-GO, também teve vermelho.

IGUATU (4) 3X3 (5) ANÁPOLIS | FICHA TÉCNICA

  • Competição: quartas de final da Série D - jogo de volta.
  • Local: Morenão, em Iguatu (CE).
  • Data: 31/08/2024.
  • Horário: 16h (de Brasília).
  • Gols: Gonzalo aos 2' 1T (0x1), Otacílio Marcos aos 10' 1T (1x1), Hebert aos 19' 1T (2x1), Gonzalo aos 25' 1T (2x2), Cardoso aos 22' 2T (2x3) e Max aos 52' 2T (3x3).
  • Cartões amarelos: Pedro Thomaz, Matheus Lagoa e Ariel (Anápolis-GO). 
  • Cartões vermelhos: Uesles (Iguatu) e Marcão (Anápolis-GO). 
  • Árbitro: Anderson Daronco (RS).
  • Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS).
  • VAR: Rafael Traci (SC).

Escalações

  • Iguatu | Mauro Iguatu; Júlio Ferrari (Eddy / Davi Torres), Uesles, Max Oliveira e Fernando Ceará; Guídio (Rodrigo Correira), Hebert, Dudu Santos (Diego Viana) e Jerry (Pedrinho); Tiaguinho e Otacílio Marcos. Técnico: Flávio Araújo.
  • Anápolis-GO | Wellerson; Rubinho (Breno), Luizão, André e Matheus Vinicius (Léo); Kevyn, Paulinho (Pedro Thomaz), Matheus Lagoa; Rafael Mineiro (Cardoso), Ariel (Marcão) e Gonzalo. Técnico: Ângelo Luiz.