Acabou a espera. A Série A do Campeonato Brasileiro 2024 começa neste sábado (13), com 20 clubes disputando a maior competição nacional do país, que vai de abril a dezembro. Ao fim das 38 rodadas, serão conhecidos o grande campeão brasileiro, os clubes que vão para a Libertadores, Sul-Americana, que permanecerão na Série A e os que serão rebaixados para a Série B.
Em comparação à temporada 2024, há quatro novidades na Série A do Brasileirão. Vitória, Atlético/GO, Criciúma e Juventude, foram os quatro primeiros colocados da última temporada da Série B e retornam à elite do futebol brasileiro em 2024.
O Fortaleza será o representante cearense na competição, disputando seu 6º ano seguido na Era dos Pontos Corridos, um recorde na Região Nordeste.
Dos 20 clubes, quatro vão garantir classificação para a fase de grupos da Libertadores, dois para a fase pré-Libertadores e seis para a Sul-Americana nas edições de 2025. A quantidade dessas vagas pode ser maior para as duas competições, no caso de títulos da Copa do Brasil 2024, além da Sul-Americana e da Libertadores deste ano por parte de times brasileiros.
DE OLHO NAS COLOCAÇÕES
Os seis primeiros colocados vão para Libertadores 2025, sendo quatro direto para a Fase de Grupos. O 7º ao 12º lugar estão os classificados para a Sul-Americana 2025. Os quatro últimos são rebaixados para Série B 2025.
O Guia do Diário do Nordeste dividiu em 4 blocos os 20 clubes, de acordo com suas possibilidades na competição. Lembrando que este é um recorte do momento das equipes, com base na força de seus elencos, mas ao longo de 9 meses de competição, alguns clubes podem surpreender e ir além do esperado, como outros fazem um campeonato abaixo e decepcionam.
Candidatos ao título
Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG despontam como favoritos ao título brasileiro. Donos dos títulos brasileiros desde 2018, o trio concentra o maior investimento financeiro da competição e elencos com grandes jogadores. Além disso, mantiveram a boa fase nos estaduais e foram campeões em seus Estados.
O Verdão é o atual campeão e conta com a solidez do trabalho de Abel Ferreira e um elenco experiente e cascudo. O Flamengo tem o melhor elenco do país e tem sido mais confiável defensivamente com o técnico Tite. O Galo também possui grande investimento e contratou reforços interessantes para lutar pelo título mais uma vez.
Vaga na Libertadores
Internacional, Fluminense, Athletico-PR, São Paulo e Grêmio. Este bloco são de clubes que sempre estáo na parte de cima da tabela, mas com menor investimento que Palmeiras, Flamengo e Galo. Assim, uma vaga na Libertadores via fase de Grupos (G4) é o objetivo mais factível. Claro que alguns deles podem até disputar o título, mas precisariam de um campeonato perfeito.
Vaga na Sul-Americana
Bragantino, Botafogo, Fortaleza, Vasco, Corinthians e Bahia. Este bloco de 6 times tem potencial para um campeonato sem sustos, ocupando uma faixa de tabela que vai entre o 7º aos 12º lugar. Claro que se algum destes times embalar, pode até lutar por uma vaga na Libertadores. Mas a priori, uma vaga na Sula seria um campeonato de segurança para eles.
Candidatos ao Rebaixamento
Cruzeiro, Cuiabá, Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vitória. Este bloco de 6 clubes já entra no campeonato com o objetivo claro de permanecer. O Cruzeiro está na lista por ter sido eliminado pelo modesto Souza/PB na 1ª Fase da Copa do Brasil e demitir o treinador às vésperas da Série A começar. É sempre perigoso.
O Cuiabá tem conseguido se manter na elite nos últimos 3 anos e com um elenco mais modesto, tem o mesmo objetivo este ano. Já os 4 que subiram, é natural que este seja o objetivo, pelo menor investimento e mudanças no elenco para suportar a Série A.