O Fortaleza venceu o Avaí por 2 a 0, neste domingo (9), pela 31ª rodada da Série A. Na Arena Castelão, garantiu o resultado com golaço de Thiago Galhardo, que teve grande exibição, e Hércules, ambos no 2º tempo. Assim, engata sequência de cinco jogos invicto: antes, empatou com Juventude e Athletico-PR, além de superar Goiás e Flamengo.
Na tabela, subiu para a 10ª colocação, com 41 pontos - a distância para a zona de rebaixamento é de 11. O próximo compromisso tricolor é sábado (15), diante do América-MG, às 20h30, fora, no Independência.
O Avaí segue na vice-lanterna, com 28. O novo desafio pelo Campeonato Brasileiro é domingo (16), frente ao Fluminense. O confronto será no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, em Santa Catarina.
Fortaleza 2x0 Avaí | Saiba como foi o tempo real
A linha do tempo do jogo
0-15m do 1°T | O Fortaleza iniciou a partida com dois armadores: Otero e Lucas Crispim. Com variações entre 4-2-3-1 e 4-3-3, trabalhou a posse de bola e apostou na organização ofensiva. O Avaí se manteve compacto e também trocou passes. Aos 7, inclusive, arriscou chute de longe com Cortez, travado na marcação. A resposta tricolor foi aos 13, em jogada ensaiada. Lucas Crispim levantou para cabeceio perigoso de Titi, para fora.
15-30m do 1°T | O panorama se manteve, com o Avaí ficando mais com a bola. O Fortaleza tinha muita dificuldade na criação e criava pouco ofensivamente, com o jogo truncado no meio-campo. Aos 26, em escapada em velocidade, Otero cruzou para Moisés, que furou a finalização. O atacante teve outra chance na sequência e bateu travado na marcação.
30-48m do 1°T | O jogo seguiu com poucas chances, os goleiros trabalharam pouco. Aos 32, Cortez finalizou da intermediária para fora. Aos 40, Moisés recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou para a primeira defesa de Vladimir. Na reta final, o Avaí criou os melhores momentos: Bruno Silva carimbou o travessão aos 42, enquanto Bissoli bateu colocado para defesa de Fernando Miguel aos 45. Assim, ficou tudo igual.
Intervalo
0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, Vojvoda acionou Pedro Rocha no Fortaleza. A equipe adiantou as linhas e buscou pressionar mais. Aos 8, Otero recuperou a bola na entrada da área e acionou Galhardo. O atacante driblou Bruno Silva duas vezes e chutou forte no canto para abrir o placar: 1x0. O confronto ficou mais aberto, com o Avaí tentando se lançar ao ataque para buscar o empate.
15-30m do 2°T | Para manter o volume, Robson e Hércules entraram no jogo pelo Fortaleza. Logo no primeiro lance, o atacante arrancou pelo meio e bateu tirando tinta da trave, aos 20. O time seguiu no 4-3-3 e neutralizou os contra-ataques dos visitantes, que não conseguiam deixar o campo defensivo. Aos 27, Pedro Rocha lançou Robson. O atacante acelerou, venceu a marcação e chutou para fora.
30-50m do 2°T | O Fortaleza seguiu na pressão e tentando acertar a transição rápida. Robson e Pedro Rocha atacavam os espaços, mas erraram no acabamento final no último terço. Vojvoda então colocou Romarinho e focou em um montou uma formação mais ofensiva. Na tentativa final, com cruzamento aos 44, Raniele cabeceou forte para defesa de Fernando Miguel. No lance seguinte, Bissoli acertou o travessão. Após o susto, o Leão acertou o contra-ataque e fechou o placar com Hércules, aos 45: Pedro Rocha cruzou para Robson, que desviou para o volante fechar o resultado.
Escalações
- Fortaleza: Fernando Miguel, Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Caio Alexandre, Lucas Sasha (Zé Welison) e Otero (Hércules); Lucas Crispim (Pedro Rocha), Moisés (Robson) e Thiago Galhardo (Romarinho). Técnico: Vojvoda.
- Avaí: Vladimir, Kevin (Pablo Dyego), Rodrigo Freitas, Raniele e Bruno Cortez; Lucas Ventura (Matheus Sarará), Bruno Silva (Nathan) e Jean Pyerre (Jean Cleber); Renato, Marcinho (Rômulo) e Bissoli. Técnico: Lisca.
Ficha técnica | Fortaleza 2x0 Avaí
- Competição: Série A de 2022 | 31ª rodada.
- Local: Arenca Castelão, em Fortaleza/CE.
- Data e Horário: 9 de outubro, domingo, às 16h (de Brasília).
- Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
- Gols: Thiago Galhardo, aos 8 do 2T (1x0) e Hércules, aos 45 do 2T (2x0).
- Cartões amarelos: Bruno Silva (Avaí) e Tinga (Fortaleza).