Não foi a só a conquista da vaga inédita na Copa Sul-Americana que o Fortaleza obteve com a vitória sobre o Goiás, na tarde deste domingo (1). O Tricolor de Aço implodiu duas marcas históricas pertencentes ao seu maior rival, o Ceará, na disputa da primeira divisão do futebol brasileiro.
> Fortaleza será a primeira equipe cearense a jogar uma partida oficial fora do País
> É Sul-Americana! Fortaleza vence Goiás e vai disputar 1º torneio internacional na história
Vejam quais foram as marcas quebradas pelo Tricolor de Aço:
Exclusividade na Sula
Em primeiro lugar, ao chegar à Sul-Americana, o Tricolor de Aço tirou do Alvinegro a exclusividade de participação entre times cearenses em competições internacionais. Antes, somente o Vovô havia conseguido chegar a estes torneios, em duas oportunidades. A primeira em 1995, quando o time de Porangabuçu, por ser vice-campeão da Copa do Brasil em 1994, disputou a Copa Conmebol daquele ano. E a segunda ocorreu em 2011, quando o Vovô, pela 12ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2010, disputou o torneio.
Recorde de pontos no atual formato
Em segundo lugar, ao chegar aos 49 pontos, o Fortaleza também ultrapassou o Ceará no recorde de pontos entre times cearenses no atual formato da Série A, que tem 20 clubes em pontos sistema de pontos corridos desde 2006. Em 2011, o Alvinegro conquistou 47 pontos, obtendo, até aquele momento, a maior pontuação já conquistada por um time cearense desde 2006. Em 2018, o Vovô conquistou 43 pontos. E neste ano, mesmo vencendo os próximos dois jogos, o Alvinegro só chega a 44 pontos.