Em jogo de quatro gols anulados, Ciel marca e Ferroviário vence o Caxias na semi da Série D

Gol que garantiu a vitória pelo placar mínimo saiu aos 58 minutos do segundo tempo

Na noite deste domingo (10), o Ferroviário venceu o Caxias por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas, e se garantiu na final da Série D de 2023. O gol foi marcado pelo atacante Ciel, aos 58 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Tubarão da Barra vai enfrentar a Ferroviária/SP, em dois jogos, na grande decisão da quarta divisão nacional.

O JOGO 

Ferroviário e Caxias começaram a partida se estudando bastante. As duas equipes buscavam criar boas chances, trocando passes, mas encontravam dificuldades nos bons sistemas defensivos montados pelos treinadores Paulinho Kobayashi e Gerson Gusmão.

A primeira oportunidade da partida veio acontecer aos sete minutos, quando a defesa gaúcha saiu jogando mal e entregou a bola nos pés de Ciel. O camisa 99 rapidamente tocou para Lincoln que, na marca do pênalti, finalizou para uma grande defesa do goleiro Fabian Volpi. 

Aos 16 minutos, foi a vez do Caxias chegar pela primeira vez com perigo ao ataque. Galvan tabelou com David Lustosa e finalizou da entrada da área, assustando o goleiro Douglas Dias.

O arqueiro coral, inclusive, viria a sair de campo nove minutos depois, quando Marcelo finalizou e a bola explodiu em Ciel, indo para escanteio. Na corrida para tentar evitar a saída, Douglas sentiu a musculatura da perna esquerda e precisou ser substituído por Igor Rayan.

A partir disso, o ritmo do jogo caiu, muito em virtude do cansaço do Ferroviário, que realizou uma viagem extremamente desgastante para retornar a Fortaleza após o jogo de ida. A tensão também tomou conta. Em sete minutos, foram três cartões amarelos e um vermelho. Lincoln e Cesar Sampaio foram amarelados pelo lado do Ferrão, enquanto Emerson Martins recebeu amarelo e o preparador físico Eduardo Maus foi expulso, do banco de reservas, pelo lado do Caxias.

Aos 38, Fabian Volpi apareceu novamente. Kadu Barone fez o cruzamento e Gabryel Martins finalizou de primeira para a defesa do goleiro grená, que estava bem colocado.

Na reta final do primeiro tempo, o Ferroviário voltou a ter as ações e intensificar a pressão no campo adversário. Aos 44, Ciel cobrou falta em direção ao gol e Volpi espalmou para escanteio. Na cobrança, em jogada ensaiada, Wesley fez o cruzamento e a bola sobrou para Kadu Barone finalizar de primeira com muito perigo. 

Já nos acréscimos, aos 52, Gabryel Martins quase tirou o grito de gol da garganta do torcedor coral. O camisa 7 recebeu de Lincoln na entrada da área, gingou para cima do marcador e mandou uma bomba pro gol. A bola passou raspando a trave esquerda.

No entanto, o último e mais perigoso lance da primeira etapa foi do Caxias. Aos 53, Emerson Martins arriscou da entrada da área e a bola explodiu na trave de Igor Rayan.

VAR EM AÇÃO

Na volta para o segundo tempo, o Caxias voltou ligado. Logo aos quatro minutos, Emerson Martins recebeu cruzamento e cabeceou para uma defesaça do goleiro Igor Rayan.

No entanto, quatro minutos depois, ele apareceu: Ciel 99. Em finalização de Gabryel Martins, a bola desviou na zaga e sobrou para o atacante coral tocar de biquinho pro gol. A pelota ainda passou por baixo das pernas de Fabian Volpi antes de ir para o fundo das redes. Porém, após dois minutos de análise, o VAR enxergou toque no braço do atacante e anulou o tento.

Seis minutos mais tarde, outro gol e outra anulação. Após cruzamento na área, Eron finalizou, mas a bola desviou em Mattheus Silva e sobrou para Galvan. O camisa 7 grená fez o cruzamento e Vitor Feijão apareceu nas costas da zaga coral para tocar pro fundo das redes e marcar o primeiro no PV. Entretanto, o VAR entrou em ação novamente e enxergou posição irregular de Eron no início da jogada e, após sete minutos de checagem, para a irritação dos dois times, anulou o que seria o primeiro gol da partida.

O gol pareceu acender o time do Caxias, que dois minutos depois, aos 25, acertou a trave de Igor Rayan mais uma vez, em uma bela finalização do lateral-esquerdo Jonathan. 

O Caxias seguiu pressionando e os dois técnicos mexeram em suas equipes para tentar evitar uma ida para as penalidades máximas, mas quem teve outra oportunidade foi o Ferrão. Aos 39, Wesley cruzou para Lincoln dominar e finalizar para uma grande intervenção de Fabian Volpi.

Já nos acréscimos, aos 51 minutos, o Caxias marcou novamente, mas o gol não valeu. Eron completou cruzamento de cabeça e mandou para as redes. Desta vez, o lance foi anulado rapidamente em virtude do camisa 9 gaúcho estar em posição irregular.

Aos 58 veio o lance que definiu a partida. Thiaguinho fez o cruzamento e Ciel, nas costas da zaga, tocou de cabeça para marcar e colocar o Ferroviário na final da Série D de 2023. O lance foi checado e validado pelo VAR. O gol gerou muita reclamação por parte do time gaúcho, que teve dois jogadores expulsos por reclamação.

Aos 66 minutos, ainda deu tempo do Ferroviário marcar novamente, após Abner receber lançamento e tocar pras redes. Mais uma vez, o time coral viu o tento ser anulado pela arbitragem.

VEJA COMO FOI AO VIVO NA VERDINHA:

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL: