Fortaleza perde para o Estudiantes de Mérida e tem classificação para as Oitavas da Sula adiada

Em noite na qual errou tudo, Leão foi derrotado por 1 a 0 pela equipe venezuelana

Na noite desta terça-feira (06), o Fortaleza enfrentou o Estudiantes de Mérida, no Estádio Metropolitano, na Venezuela, e conheceu sua primeira derrota na Copa Sul-Americana de 2023. O gol marcado por Zorrilla na segunda etapa garantiu o placar de 1 a 0 favorável aos mandantes. 

Com a derrota, o Fortaleza tem sua classificação para as Oitavas de Final adiada. O Leão continua na liderança do Grupo H, com 12 pontos ganhos, mas aguarda o resultado do jogo entre San Lorenzo, da Argentina, e Palestino, do Chile. Em caso de vitória da equipe argentina ou empate, o Leão estará classificado para as Oitavas de Final.

O JOGO

A expectativa para a partida era muito alta pelo lado do Tricolor, afinal o Estudiantes de Mérida ainda não tinha vencido na Copa Sul-Americana e entrava em campo apenas para cumprir tabela. Após o apito inicial, não demorou 30 segundos e o Fortaleza teve a chance de ouro para sair na frente e tomar as rédeas do jogo. Guaramato tocou a bola com a mão dentro da grande área em lance que foi informado pelo VAR para o árbitro da partida, o colombiano Jhon Hinestroza, que assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Silvio Romero inventou e bateu de cavadinha, com pouca força, o que deu tempo para o goleiro Velasquez se recuperar e fazer a defesa.

O Fortaleza pareceu ter sentido a cobrança desperdiçada e passou a trocar passes sem nenhuma objetividade, o que deixou Juan Pablo Vojvoda extremamente insatisfeito. A equipe Tricolor pouco produziu e não chegou a assustar o goleiro venezuelano. Nas poucas chances que teve, as finalizações foram todas para fora. Para piorar, o Leão viu o Estudiantes crescer na reta final da primeira etapa e começar a finalizar mais em direção ao gol defendido por João Ricardo. É tanto que a melhor chance dos 45 minutos iniciais foi dos venezuelanos. Aos 32, Paredes recebeu em profundidade e saiu na cara do gol, mas na hora da finalização tirou demais de João Ricardo e a bola passou raspando a trave.

No segundo tempo as duas equipes voltaram sem mudanças e seguiam realizando um jogo muito apático, com pouca inspiração, até os 17 minutos, quando veio o gol que definiu o jogo. Zorrilla foi lançado em profundidade nas costas da defesa tricolor e tocou na saída de João Ricardo para abrir o placar. O arqueiro tricolor ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol. Após isso, Vojvoda fez várias mudanças para tentar "acordar" a sua equipe, mas sem sucesso. O Fortaleza seguiu sem demonstrar perigo e passou longe de empatar a partida, vendo ainda o Estudiantes chegar mais próximo de marcar o segundo gol.

VEJA COMO FOI NA VERDINHA:

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL: