Uma das principais esperanças de medalha da delegação brasileira no judô, Daniel Cargnin foi surpreendido na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e terminou eliminado nesta segunda (29). O atleta, que foi bronze em Tóquio-2020, perdeu para o judoca Akil Gjakova, de Kosovo, na categoria até 73kg.
No tatame, Daniel viu o adversário sofrer duas punições e ficou em vantagem, mas terminou sofrendo dois waza-ari restando um minuto para fim do duelo. Assim, encerra participação na competição internacional.
O gaúcho de 25 anos era da categoria 66kg e subiu de peso no último ciclo olímpico, mudando de categoria. "Nada funcionou bem. É um dos poucos caras que tinha lutado no circuito e não tinha vencido. É difícil, mas levantar a cabeça e ficar com a minha família", lamentou em entrevista para a TV Globo.
Rival investigado
Algoz do brasileiro, o atleta Akil Gjakova tem um mandado de prisão em aberto expedido pela polícia de Kosovo. O judoca é acusado de violência doméstica, sendo procurado pela polícia do país em abril.
Por meio de nota, a Federação de Judô do Kosovo defendeu Gjakova e ressaltou acreditar na inocência da lutador, que prometeu se entregar para as autoridades após os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com 28 anos, aparece em 17º no ranking mundial.