Ceará perde para América-MG e chega ao 3° jogo sem vitória na Série A; veja como foi a partida

Juninho e Felipe Azevedo marcaram os gols da vitória mineira, enquanto Vina descontou para os alvinegros

O Ceará perdeu para o América-MG neste sábado (1°) por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Juninho e Felipe Azevedo marcaram os gols da vitória mineira, enquanto Vina descontou para os alvinegros.

Com o resultado, a equipe de Lucho González mantém os 31 pontos, ocupando a 16ª colocação. Em caso de vitória do Avaí ou do Cuiabá, o time alvinegro entrará na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o Goiás. O duelo acontece na quarta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão.

O jogo

Primeiro tempo

Com sete mudanças na equipe titular, o Ceará iniciou o confronto pressionando o América e apostava em Nino Paraíba, Erick e Mendoza para agredir o time adversário.

Devido à compactação da equipe mineira, o time de Lucho González apostava em cruzamentos na área, com objetivo de explorar o jogo aéreo de Zé Roberto e até mesmo de Mendoza. Apesar das tentativas, o Ceará não conseguiu ter êxito no fundamento.

Aos 13 minutos, Nino Paraíba recebeu de Erick, driblou a marcação e finalizou. Cavichioli defendeu. Aos 16, o arqueiro americano tentou antecipar Victor Luís, mas perdeu o tempo da bola e Aloísio salvou o América-MG.

No lance seguinte, Erick recebeu cruzamento na área, dominou e finalizou. A bola saiu à direita de Cavichioli.

Após o domínio alvinegro, o Ceará sofreu com erros individuais, principalmente com Victor Luís, Richard Coelho e Erick. Aos 22 minutos, Danilo Avelar recebeu cruzamento de Patric e cabeceou. A finalização raspou a trave. Aos 25, na saída de bola errada do time alvinegro, Aloísio recebeu na área e assistiu Juninho de bicicleta. O volante, sem marcação, apenas escorou para abrir o marcador em favor dos mineiros.

Em desvantagem, o Ceará apresentou insegurança e lidou com vaias dos torcedores nas arquibancadas.

Segundo tempo

O técnico Lucho González promoveu mudanças na equipe para a etapa decisiva. Vina, Jhon Vásquez e Jô entraram nas vagas de Fernando Sobral, Erick e Zé Roberto, respectivamente. Os atletas melhoraram a postura alvinegra em campo.

Apesar disso, a primeira grande oportunidade veio com Aloisio, do América-MG. Em cobrança de falta, o atacante acertou o travessão. No lance seguinte, Everaldo recebeu na esquerda, cortou para o meio e finalizou para a defesa de João Ricardo.

O bom momento do Ceará teve Mendoza e Vina desperdiçando oportunidades. Aos 13 minutos, Nino Paraíba sofreu pênalti, após ser derrubado por Cavichioli. Na cobrança, Jô parou no arqueiro americano.

Logo após perder o pênalti, a equipe de Lucho González sofreu o golpe fatal na partida. Aos 23 minutos, Felipe Azevedo, em seu primeiro toque na bola, recebeu e finalizou no canto de João Ricardo.

Nos acréscimos, o Ceará esboçou uma reação ao diminuir com Vina, acertando o ângulo de Cavichioli de fora da área.

Ceará x América-MG | acompanhe em tempo real

ESCALAÇÕES

Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Victor Luís; Richard Coelho (Diego Rigonato), Fernando Sobral (Vina) e Guilherme Castilho; Erick (Jhon Vásquez), Mendoza (Lima) e Zé Roberto (Jô). Técnico: Lucho González.

América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Germán Conti, Ricardo Silva e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Everaldo (Matheusinho), Aloísio (Felipe Azevedo) e Gonzalo Mastriani (Índio Ramírez). Técnico: Vagner Mancini.

FICHA TÉCNICA | CEARÁ X AMÉRICA-MG

  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
  • Data: 01/10/22 (sábado)
  • Horário: 15h (horário de Brasília)
  • Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
  • Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
  • VAR: Vinicius Furlan (SP)
  • Quarto árbitro: Adriano Barros (CE)