Ceará, Fortaleza e Sport marcam reunião para organizar pedido de reconhecimento de títulos nacionais

Os clubes serão representados por suas respectivas federações na entrada do processo, junto à CBF

As equipes de Ceará e Fortaleza, juntamente com a Federação Cearense de Futebol, vão até Recife para se reunir com o Sport e a Federação Pernambucana de Futebol, em busca alinhar uma petição para dar entrada na CBF com o pedido de reconhecimento dos títulos da Taça Norte/Nordeste de 68, 69 e 70  como conquistas nacionais. 

Os clubes serão representados por suas respectivas federações que devem protocolar o pedido junto à CBF. 

Vale lembrar que recentemente a entidade reconheceu o título do torneio “Campeão dos Campeões” de 1937 do Atlético-MG como um título análogo à Série A, tornando o Galo tricampeão

As conquistas em questão são: 1968 - Sport; 1969 - Ceará; 1970 - Fortaleza. 

Os clubes já estão com a documentação pronta onde reúnem áudios de gols, taças e todo tipo de arqivo que possa validar as conquistas. 

Cronologia defendida pela FCF para reconhecimento dos títulos

  1. Criação da Libertadores da América, prevista para 1960.

  2. Por conta disso, criou-se a Taça Brasil em 1959 para indicar o representante brasileiro.

  3. A Taça Brasil durou de 1959 a 1968.

  4. Paralelamente, era disputado o torneio Rio-São Paulo, competição entre dois estados.

  5. Em 1967, paralelo a Taça Brasil, a Taça Roberto Gomes Pedrosa (Rio/São Paulo) recebeu dois clubes de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, somados aos cinco do Rio de Janeiro e aos cinco de São Paulo, virando um regional que foi elevado a título nacional.

  6. Como o calendário tinha apenas um campeonato ‘nacional’ do Sudeste, em 1968 realizou-se o Norte/Nordeste, vencido por Sport (PE) e o Sul/Sudeste, vencido pelo extinto Grêmio Maringá (PR).

  7. Foi cogitado o confronto desses campeões regionais, mas nunca ocorreu.

  8. O Norte/Nordeste ainda foi realizado por mais dois anos: em 1969, o Ceará foi campeão, enquanto o Fortaleza venceu em 1970.

  9. Em 2010, os títulos nacionais da Taça Brasil foram oficializados como títulos nacionais, mas também foram oficializados os títulos regionais de 1967 a 1970, com exceção justamente dos torneios Norte/Nordeste.