O Ceará está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro foi derrotado por 2 a 0 para o Avaí, na Ressacada na noite desta quarta-feira (9), e caiu para a Série B com uma rodada de antecedência. Os gols do jogo foram marcados por Natanael e Mateus Sarará, ambos no 2º tempo. Pelo Ceará, Mendoza ainda perdeu um pênalti.
Com o resultado, o Vovô se manteve com 34 pontos e não pode mais ultrapassar o Cuiabá, 16º colocado, com 38 pontos. Assim, na última rodada, o Ceará só cumpre tabela com o Juventude, no Castelão, de portões fechados.
Como foi o jogo:
O Ceará começou a partida tentando pressionar o Avaí, já buscando Jô em cruzamentos na área. E em um destes cruzamentos de Nino Paraíba, Mendoza conseguiu perder gol feito, aos 5 minutos.
Em seguida, o Avaí criou duas chances, aos 10 e aos 13, em chutes de fora da área. Lucas mandou por cima e Eduardo exigiu defesa de João Ricardo.
O Ceará tinha muita dificuldade para criar jogadas, errando praticamente todas as tentativas de passes ou lançamentos.
Assim, sem criar nada, encorajou o time da casa, que foi perigoso aos 27 minutos, com Pablo Dyego cruzando e Marcinho por pouco não finalizando da pequena área.
O jogo se manteve equlibrado, com raras chances de gol. Na melhor do Ceará, aos 38 minutos, Jô ajeitou para Mendoza, que mandou por cima, perdendo gol feito.
O Avaí respondeu em seguida, em finalização de Vitinho que João Ricardo mandou para escanteio.
Na última boa chance do 1º tempo, Mendoza bateu para o gol, a bola desviou na zaga do Avaí e saiu.
Gols e queda
O 2º tempo começou com o Avaí pressionando o Ceará. E o time catarinense abriu o placar aos 4 minutos, em chute forte de Natanael.
O Ceará tentou pressionar após o gol sofrido e teve pênalti marcado após revisão do VAR.
Depois de 4 minutos de revisão do árbitro ao VAR, o pênalti foi marcado para o Ceará. E na cobrança, Mendoza perdeu com grande defesa de Vladimir, e ele ainda teve o rebote, mas o goleiro do Avaí voltou a defender.
Depois do lance, o Ceará caiu de rendimento no jogo, sentindo claramente a perda do pênalti.
Completamente entregue em campo e sem organização, o Ceará não conseguia pressionar o Avai.
A única chance que o Ceará criou foi com Buiú, finalizando para a defesa de Vladimir, aos 39 minutos.
Só que o Avaí cresceu no jogo com a apatia e desmotivação clara do Ceará, perdendo boa chance Lucas Ventura na trave, e marcou o segundo gol aos 45 minutos, em gol de cabeça de Mateus Sarará.
Sem reação, o Ceará se limitou a esperar o jogo terminar e lamentar o rebaixamento para a Série B.