O Fortaleza venceu o Atlético-GO por 1 a 0 e deixou a lanterna da Série A do Brasileiro de 2022. Neste domingo (17), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia/GO, pela 17ª rodada, conquistou o resultado com gol de Moisés, aos 28 minutos do 2º tempo. No fim, resistiu à pressão para somar o placar positivo.
Na tabela, o Leão ultrapassou o Juventude (13) e ficou com 14 pontos - a distância para o 1º fora do Z-4, o Coritiba, é de cinco pontos. Na próxima rodada, na quarta (20), visita o Bragantino, às 19h, em São Paulo.
O Atlético-GO segue em 18º colocado do Brasileirão, com 18. O novo jogo também será quarta, às 19h30, diante do Athletico-PR. O duelo será na Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná.
Atlético-GO 0x1 Fortaleza | saiba como foi o tempo real
Confira a linha do tempo do jogo:
0-15m do 1°T | O Fortaleza iniciou a partida com a manutenção do esquema tático 3-5-2 e Lucas Crispim na ala direita, em vaga que era de Pikachu - vendido ao futebol japonês. O time conseguiu ter a posse de bola e fez um jogo aberto com o Atlético-GO. A estratégia eram os cruzamentos na grande área, além da defesa na formação 4-5-1.Os donos da casa tentaram o contra-ataque.
15-30m do 1°T | Os times produziram pouco ofensivamente. O Fortaleza trocava muitos passes, mas não conseguiu vencer a defesa do Atlético-GO, que concentrava a atuação na transição rápida. Aos 5, Edson arriscou de longe e mandou para fora. Aos 20, o volante Hércules sentiu lesão muscular e foi substituído por Matheus Vargas, na 1ª alteração do Leão em campo.
30-49m do 1°T | O Atlético-GO seguiu melhor na partida e pressionando, enquanto o Fortaleza tinha muita dificuldade na criação e até no contra-ataque. Aos 38, Marlon Freitas chutou de longe para defesa de Fernando Miguel. Na sequência, Wellington Rato mandou um foguete, mas Benevenuto se jogou na bola e bloqueou. O Dragão manteve o volume e ainda criou perigo com Baralha e Airton. A partida foi encerrada aos 49 após quatro minutos de acréscimo.
Intervalo
0-15m do 2°T | O Fortaleza voltou do intervalo com linhas mais altas e tentando reagir em campo. Logo aos 2, Romarinho enfiou para Matheus Vargas, que infiltrou na área e foi desarmado pelo goleiro Ronaldo. O Atlético-GO respondeu com cobrança de falta de Jorginho, para fora. Aos 8, o grande lance: Wellington Rato aplicou chapéu na marcação e chutou forte e Fernando Miguel desvia a bola, que acerta o travessão. O Dragão cresceu no jogo e buscou a vitória.
15-30m do 2°T | Na tentativa de melhorar a equipe, Vojvoda acionou Matheus Jussa e Moisés. Aos 19, na sobra de um escanteio, Silvio Romero chutou forte para grande defesa de Ronaldo. O atacante Moisés também teve chance e mandou por cima do gol. Com o duelo equilibrado e as defesas em vantagem, o Atlético-GO arriscou mais da intermediária, sem perigo. Através de um contra-ataque, Moisés recebeu de Romero em velocidade, invadiu a área e abriu o placar aos 28.
15-45m do 2°T | Atrás no placar, o Atlético-GO mexeu no ataque e controlou a posse de bola para tentar o empate. O Fortaleza se fechou no esquema 5-4-1 e jogou no contra-ataque. Aos 35, Fernando Miguel fez grande defesa em chute de Shaylon. Vojvoda acionou Habraão e Robson para sustentar o resultado. No fim, vitória fora de casa do Leão para deixar a lanterna da Série A.
ESCALAÇÕES (em tempo real)
- Atlético-GO: Ronaldo; Dudu (Lucas Lima), Edson Felipe, Wanderson e Jefferson; Marlon Freitas, Baralhas (Léo Pereira) e Jorginho; Airton (Luiz Fernando), Churín (Shaylon) e Wellington Rato. Técnico: Jorginho.
- Fortaleza: Fernando Miguel; Ceballos, Benevenuto e Titi; Lucas Crispim (Habraão), Hércules (Matheus Vargas), Ronald, Lucas Lima (Jussa) e Juninho Capixaba; Silvio Romero (Robson) e Romarinho (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
FICHA TÉCNICA | Atlético-GO 0x1 Fortaleza
- Competição: Campeonato Brasileiro | Série A.
- Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO).
- Data/Horário: 17 de julho de 2022, às 18 horas.
- Gol: Moisés, aos 28' do 2ºT (0x1).
- Cartão amarelo: Wellington Rato (Atlético-GO).
- Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS).
- Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS).
- VAR: Adriano Milczvski (PR).