O Fortaleza segue firme por uma vaga na Libertadores de 2023. O Leão venceu confronto direto com o América Mineiro por 2 a 1 na noite desde sabado (15), estádio Independência, pela 32ª rodada da Série A, e se aproximou no G-8.
Os gols da vitória leonina foram marcados por Galhardo, mais uma vez decisivo para o Leão. No fim do jogo, Wellington Paulista descontou de pênalti.
Com o resultado, o Tricolor de Aço assumiu a 9ª colocação com 44 pontos, apenas um do time mineiro, que é o 8º com 45.
Próximo jogo
O Leão volta a jogar na próxima segunda-feira (24), contra o Atlético/MG, no Castelão, às 20 horas, pela 33ª rodada.A partida também é um confronto direto por uma vaga na Libertadores, já que o Galo é o 7º com 47.
Como foi o jogo
O Fortaleza começou melhor o jogo, buscando desde o inicio tomar a iniciativa e sair na frente. E logo com 3 minutos, Robson bateu cruzado e quase marcou para o Leão, com o goleiro do América defendendo.
Com mais posse de bola, o Tricolor se mantinha no ataque e teve outra chance aos 9 minutos, com Juninho Capixaba batendo falta por cima do gol.
O time da casa chegou com perigo apenas aos 14 minutos, em cabeçada de Matheusinho por cima do gol.
O jogo ficou mais equilibrado na metade da 1ª etapa. O América passou a atacar mais, insistindo nas jogadas aéreas, com a defesa leonina rebatendo as investidas.
Com a marcação alta, o Tricolor de Aço dificultava a criação do Coelho e saia bem ao ataque, mas sem criar grandes chances.
Na melhor chance criada pelo time da casa, Henrique Almeida bateu forte, mas mandou pra fora.
O Leão respondeu com Pedro Rocha, que mandou de fora da área e a bola passou raspando a trae após desvio.
Leão na frente
Na reta final do 1º tempo, o Leão abriu o placar em grande jogada, aos 33 minutos. Pedro Rocha iniciou jogada e deu belo passe para Thiago Galhardo bater com categoria para abrir o placar no Independência.
Depois de conseguir a vantagem, o Fortaleza tentou se manter atacando, mas foi pressionado pelo América, com o time da casa perdendo duas chances, a primeira com Felipe Azevedo de cabeça aos 41, e a melhor delas, em finalização de Alê, aos 45, que raspou a trave.
Vitória na raça
Com as duas alterações ofensivas feita pelo técnico Vágner Mancini, o América voltou pressionando no 2º tempo.
Com a posse de bola e rondando mais a área tricolor, o América foi perigoso em tentativas de fora da área como também em cobranças de falta.
Aos 15 minutos, Benítez cobrou falta, Fernando Miguel espalmou e Luan Patrick chutou pra fora.
A leve superioridade do América fez o técnico Vojvoda mudar o Leão, lançando em campo Romarinho e Lucas Crispim.
E a equipe tricolor melhorou na partida com as mudanças, criando uma boa chance aos 26, em finalização de Juninho Capixaba defendida por Cavichioli.
O Leão ficou com um jogador a menos após a expulsão de Caio Alexandre, que levou o 2º amarelo aos 28 minutos, mas Galhardo fez o segundo aos 37 minutos, em mais um ataque bem feito da equipe de Vojvoda.
Superior mesmo com um jogador a menos, o Tricolor até fez o terceiro, mas o gol foi anulado por impedimento de Galhardo, aos 40 minutos.
O jogo se complicou para o Fortaleza com o gol de pênalti marcado por Wellington Paulista aos 45, que precisou segurar a pressão do time da casa até os 53 para garantir a importante vitória fora de casa.