Cinco tendências da moda que prometem em 2021

Color block, minimalismo, xadrez, peças utilitárias e práticas e cor branca são dicas de moda para você aproveitar neste verão

Escrito por Claudia Riello , claudia.riello@svm.com.br
Color block, minimalismo, xadrez, peças utilitárias e práticas e cor branca são dicas de moda para você aproveitar neste verão
Legenda: Dicas de moda para o verão 2021

Reunimos algumas tendências que prometem deixar 2021 ainda mais fashion com looks bem coloridos. De modo geral, o conforto e a praticidade deverão fazer parte do seu guarda-roupa esse ano, sem esquecer de usar e abusar de cores vibrantes como azul, vermelho, amarelo e verde, entre outras.  

Lu Carvalho, consultora e estrategista de imagem, busca definir o que está em alta por meio do comportamento e não apenas relacionado a moda, propriamente dito. “As pessoas querem estar mais confortáveis, sentir leveza, alegria, esperança. Querem se sentir seguras, ter saúde. Isso reflete em tudo: desde cores até tecidos, que serão tendência na moda”, afirma. Confira nossas cinco dicas que não podem faltar no seu dia-a-dia. 

Color Block 

Para quem ama cor, esse momento é seu! O termo Color block significa “bloco de cores”, em tradução literal no inglês. Esse é o momento de usar e abusar de cores e tons vibrantes. Caso ainda não consiga ousar nas combinações, escolha tons mais escuros, que, além de ser chique, fica mais fácil na para criar o look. Uma dica para não errar nas escolhas de cores é consultar um círculo cromático que mostra quais tons são complementares e quais se contrastam. “A combinação de cores vibrantes de forma criativa e ousada muda a minha forma de encarar os dias. É algo bem interno. O livro ‘Psicologia das Cores’, de Eva Heller, fala muito dessa questão das cores associadas a sentimentos. Então o uso, para mim, está totalmente ligado a uma mudança de fora para dentro”, afirma Mariana Azevedo, Produtora de Moda do Sistema Verdes Mares (SVM). 

Suyanne Martins, Mariana Azevedo, Luan Pimentel, Michelly Ribeiro
Legenda: Suyanne Martins, Mariana Azevedo, Luan Pimentel, Michelly Ribeiro no estilo color block

Minimalismo 

Menos é mais! O visual minimalista ganhou força entre as mulheres que amam praticidade, elegância e que pensam, antes de tudo, em consumo consciente com peças atemporais, versáteis e sem excessos no dia a dia. A tendência minimalista se inspira no conceito “slow fashion”, em que a qualidade é mais importante do que a quantidade. As cores escolhidas são mais básicas como preto, branco, azul marinho e marrom. Se você gosta de cor, como na dica acima, mas quer incluir o minimalismo em seu guarda-roupa, é só fazer um mix entre cores fortes e neutras. 

Já para as apaixonadas por estampa, podem apostar em formas mais clássicas como xadrez, poá e listras. “As pessoas não querem mais perder tempo pensando e carregando tantas peças como antes, hoje o nosso tempo precisa ser direcionado para algo mais prático, e o minimalista ajuda nessas horas. Se você fizer o esforço de se conhecer, se permitir brincar com as possibilidades, você consegue perceber o quanto esse estilo vai te deixar mais leve e naturalmente autentico e confortável”, comenta Karolem Ferro, analista da projetos do SVM e consumidora assídua do minimalismo. 

Karolem Ferro
Legenda: Karolem Ferro ama o estilo minimalista

Xadrez 

Essa tendência é atemporal, ela vai e volta e sempre aparece com uma repaginada. Dessa vez, a aposta está na padronagem vichy que são estampas xadrez parecidas com as “toalhas de piquenique”, porém super estilosas. Para quem quer se inspirar, basta assistir o seriado “O Gambito da Rainha”, em que a personagem Beth Harmon, a gênia do xadrez, usa e abusa dessa tendência. Você pode adaptar a sua realidade com blusas, saias, calças, shorts, vestidos e até na moda praia. Os modelos mais românticos estão super em alta. “É uma tendência que puxa pelo retorno ao clássico e chique, uma atmosfera de picnic e campo. Vejo como algo muito delicado”, ressalta Lu. 

Seriado Gambito da Rainha
Legenda: Personagem Beth Harmon, a gênia do xadrez, usa e abusa dessa tendência

Bruna Marquezine
Legenda: Bruna Marquezine com seu biquíni vichy

Peças utilitárias e práticas 

Para quem gosta de praticidade, estilo e conforto, essa é a tendência certa! Os looks práticos facilitam a vida, pois são descomplicados e versáteis. Uma tendência funcional com referências do militarismo, do esporte e do mundo operário. Calças cargo, jaquetas, coletes e macacões estão no grupo das peças utilitárias que são essenciais para o dia a dia. Já para quem escolhe praticidade, invista em roupas com bolsos funcionais, fivelas e botões. As cores que combinam com a moda utilitária são voltadas para tons urbanos como verde, verde-militar, cinza, preto, cáqui, beje, além das cores neutras e claras, que deixam o look simples e leves. Lu Carvalho afirma ser uma ótima tendência para atividades outdoor. 

Look utilitário
Legenda: Camila Coelho usando uma calça cargo da moda utilitária

Cor branca 

Quem disse que branco só é para ser usado no réveillon? Os looks all white estão super em alta e podem ser usados em diversas ocasiões que variam em composições para trabalhar, para balada, casual e festas. Aposte em peças coringas que podem ser usadas em diversas formas, possibilitando a variedade de produções. Para quem acha que branco engorda, pode ficar tranquila, pois não é verdade. “Com uma modelagem adequada a cada tipo físico, assim como toda produção monocromática, o all white alonga a silhueta e traz uma sensação de estarmos mais altas e mais fininhas, no todo”, afirma Lu Carvalho.  

Lu Carvalho
Legenda: Lu Carvalho investe sempre em looks todo branco

 

Invista nessas dicas para se inspirar e compor looks próprios. Gostou de mais de uma tendência? Ótimo, pode usar quantos quiser. Priorize sempre seu estilo e conforto. O que está em alta é respeitar o seu corpo e sua personalidade sem precisar sem encaixar a padrões de beleza. Comece conhecendo a si mesma para que, assim, possa entender o que fica bem em você. O que fica bem em outra pessoa não necessariamente vai ficar bem em você. E está tudo bem. Isso é diversidade de estilo, gostos e corpos. É uma delícia quando entendemos quem somos e o que gostamos. 

“Não é fácil calar as vozes ‘externas’. Afinal, somos bombardeadas diariamente pela internet, mídias, etc. Cada uma de nós já carrega sua própria beleza! Não precisamos mudar para nos encaixarmos em um padrão, se esse padrão não nos faz feliz. Ninguém ‘tem que’ nada mais nesse mundo. O que precisamos é nos conectar com nosso interior, com nosso poder, e mostrar isso pro mundo e para nós mesmas. Meu lema é menos tendência, mais você!”, Lu Carvalho.