Pet shops e clínicas veterinárias são obrigadas a reportar maus tratos para a polícia no Rio

Prefeitura sancionou nova lei para evitar maus tratos animais, conforme decisão divulgada no Diário Oficial

Os estabelecimentos que trabalham com animais no Rio de Janeiro, como pet shops, clínicas e hospitais veterinários, passam a ser obrigados a reportarem maus tratos conforme nova lei divulgada no Diário Oficial desta segunda-feira (21). A determinação foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes e vale apenas para a capital carioca. 

Assim, segundo a lei nº7.649, as instituições veterinárias devem informar à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente se receberem animais com indícios de maus tratos.

A denúncia precisa ser efetuada de forma imediata através de ofício escrito ou comunicação remota, contendo informações como:

  • Nome, profissão, endereço e contato do acompanhante do animal;
  • Relatório do atendimento prestado;
  • Especificar a espécie, raça ou características físicas do animal;
  • Descrever o quadro de saúde do animal no momento do atendimento e quais procedimentos foram adotados.

Advertências e multas

Em caso de descumprimento da determinação, os estabelecimentos podem receber advertências ou multas. A lei também prevê o possível embargo do funcionamento. 

De acordo com o g1, a Polícia Civil detalhou que os veterinários podem acionar a delegacia mais próxima em ocorrências de emergência, em que o animal se encontre muito debilitado. 

Os crimes de maus tratos animais podem resultar em pena que varia de 2 a 5 anos, com multa e proibição da guarda do bichinho.