Quem foram os vencedores do Framboesa de Ouro 2023? Veja lista dos 'piores' do cinema
O destaque da noite foi para 'Blonde', a cinebiografia de Marilyn Monroe lançada pela Netflix
O Framboesa de Ouro elegeu 'Blonde', da Netflix, como o "pior" filme lançado no último ano. A cinebiografia de Marilyn Monroe é estrelada por Ana de Armas e roteirizada por Andrew Dominik, que também levou o prêmio de "pior roteiro". Os "vencedores" foram revelados nesse sábado (11).
Blonde ainda empatou com 'Elvis' e 'Morbius' como o longa mais premiado da edição deste ano — cada um levou duas estatuetas.
Dirigido por Baz Luhrmann, 'Elvis' levou "pior coadjuvante", pela atuação de Tom Hanks, e "pior casal", também por Hanks. Já 'Morbius', de Daniel Espinosa, foi premiado com "pior ator", por Jared Leto, e "pior atriz coadjuvante", por Adria Arjona.
'Pinóquio', de Guillermo del Toro, teve destaque como "pior remake, cópia ou sequência".
Além disso, a própria organização do Framboesa de Ouro deu para si o prêmio de "pior atriz de 2022". Isso devido às críticas pela indicação de Ryan Kiera Armstrong, de 12 anos de idade, por 'Chamas da Vingança'. O prêmio retirou a indicação de Armstrong e, simbolicamente, deu para si, como uma "penitência".
'Redenção do Framboesa'
O Framboesa de Ouro também costuma homenagear profissionais do cinema que provam seu talento mesmo após receberem uma indicação ruim na premiação. Desta vez, o destaque foi para Colin Farrell, que havia sido indicado como "pior ator" por 'Alexandre' e, atualmente, concorre ao Oscar por 'Os Banshees de Inisherin'.
Veja a lista de vencedores do Framboesa de Ouro 2023
- Pior filme: Blonde
- Pior atriz: Framboesa de Ouro
- Pior ator: Jared Leto, por Morbius
- Pior remake, cópia ou sequência: Pinóquio
- Pior atriz coadjuvante: Adria Arjona, por Morbius
- Pior ator coadjuvante: Tom Hanks, por Elvis
- Pior casal: Tom Hanks e sua cara cheia de látex, em Elvis
- Pior direção: Colson Baker (Machine Gun Kelly) & Mod Sun, por Tenha um Bom Luto
- Pior roteiro: Andrew Dominik, por Blonde