Leo Dias é denunciado por Federação dos Jornalistas por 'ferir código de ética'

Informação foi confirmada pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj)

Escrito por Redação ,
Leo Dias na televisão
Legenda: Leo Dias ainda não se pronunciou sobre a possível denúncia
Foto: reprodução/Instagram

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) fez uma denúncia contra Léo Dias, colunista do jornal Metrópoles, por conta da divulgação de informações sigilosas sobre o estupro e gravidez a atriz Klara Castanho no último sábado (25). A informação é do portal Splash

Em nota, a Fenaj pontuou que a denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Veja também

Segundo o texto, o Código de Ética do Jornalista Brasileiro teria sido ferido pelas atitudes do jornalista. "Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso", diz o texto.

Apesar da informação sobre a denúncia, a Federação não apontou quais são as punições previstas para jornalistas em casos nos quais o código de ética é quebrado. 

Além disso, a Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa também emitiu um comunicado com o intuito de condenar a "exploração de vítimas de violência sexual" por jornalistas e veículos de comunicação.

Confira a nota:

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, vem a público solidarizar-se com a atriz Klara Castanho, que teve uma situação pessoal exposta pela mídia, resultando em ataques pessoais aos quais teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.

A atriz engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais. A situação, de caráter absolutamente particular e sigilosa, foi exposta pelo colunista do site Metrópoles, Leo Dias, no fim de semana. Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site.

Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal. São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional.

O caso serve para reafirmar a luta encabeçada pela Fenaj e Sindicatos de Jornalistas filiados pela criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), uma forma de garantir uma profissão digna, com um contrato público e ético com a sociedade. Temos lutado pelo Conselho Federal dos Jornalistas para que as próprias entidades sindicais possam controlar a emissão de registros profissionais e promover a cultura do respeito ao Código de Ética, por meio da fiscalização.

Assuntos Relacionados