Eminem quebra protocolo do Super Bowl e faz gesto antirracista em show com lendas do rap

Os outros artistas que dividiam o palco com o rapper não repetiram o ato

Escrito por Redação ,
Eminem se apresenta durante o Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show no SoFi Stadium em 13 de fevereiro de 2022
Legenda: Músico chegou a mencionar, nos ensaios, a intenção de fazer o símbolo, mas foi barrado pela NFL
Foto: Getty Images via AFP

Grandes nomes do rap dividiram o palco do show do intervalo do Super Bowl, a grande final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), realizado neste domingo (13), no SoFi Stadium, em Los Angeles, Estados Unidos. Na ocasião, o rapper Eminem quebrou uma regra da federação e se ajoelhou durante a apresentação.

Segundo informações do portal norte-americano Puck News, a medida foi estabelecida dias antes do evento, após o cantor sugerir, durante os ensaios, fazer o gesto. A proposta do músico foi rejeitada pelos chefões da liga, mas ele o fez mesmo assim na performance.

Além de Eminem, também se apresentaram 50 Cent e Anderson.Paak, Kendrick Lamar, Dr. Dre, Snoop Dogg e Mary J. Blige na ocasião, no entanto, nenhum dos deles repetiu o ato

Veja também

O que significa o gesto de Eminem no Super Bowl?

O ato de se ajoelhar executado por Eminem é uma referência ao quarterbeck negro Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, que começou fazê-lo em 2016 durante a execução do hino dos EUA antes das partidas, como uma espécie de protesto contra a violência policial e o racismo no país.

Colin Kaepernick #7 e Eric Reid #35 do San Francisco 49ers se ajoelham em protesto durante o hino nacional antes de jogar contra o Los Angeles Rams
Legenda: Colin Kaepernick (à direita) e Eric Reid (à esquerda) se ajoelham em protesto antes da partida contra o Los Angeles Rams
Foto: Getty Images via AFP

Após o fim do contrato com o clube, o atleta nunca mais recebeu espaço em alguma equipe da NFL. O ato virou uma polêmica até para o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que fez um pedido público em 2017 a entidade para ela proibir os jogadores de fazer o gesto durante o hino antes das partidas. 

Na semana passada, Dr. Dre declarou, em entrevista coletiva ao lado dos outros rappers, que eles não se envolveriam em polêmicas durante o show. Na ocasião, o rapper ainda brincou em dizer ter convencido Eminem a não mostrar o pênis na apresentação. 

O gesto do rapper não comoveu o público que assistia à final entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengal. A plateia demonstrou estar mais interessada na performasse musical dos artistas.

Telegram 

Quer saber mais sobre cultura pop, filmes, séries e famosos num só canal? O Zoeira está no Telegram! Acesse o link: https://t.me/zoeira_dn

Assuntos Relacionados