A venda dos direitos da novela "Avenida Brasil" para um canal turco vai render um remake do sucesso de João Emanuel Carneiro. O autor, que esteve participando de uma mesa na Casa República.org, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na sexta-feira (24), adiantou que as gravações da refilmagem da trama terão início em fevereiro de 2024.
"A novela começará a ser gravada em três meses e teremos atores turcos", vibrou João Emanuel, que lembra ter tido muita saudade da trama, em 2012: "a gente para de conviver com tantos personagens de repente".
O sucesso da teledramaturgia brasileira, que contou, no elenco, com nomes como Adriana Esteves, como Carminha; Murilo Benício, na pele do jogador Tufão e Debora Falabella, vivendo a protagonista Nina, vai ganhar, pela primeira vez, uma adaptação internacional.
A parceria da Rede Globo foi fechada com a produtora Ay Yapim, uma das principais da Turquia. Esta é responsável, por exemplo, por "Fatmagül", trama exibida na Band e agora disponível no Globoplay.
Como forma de orientar a adaptação, a emissora carioca vai dar consultoria artística, mas a produtora turca terá liberdade para fazer adaptações necessárias ao texto para adaptar à realidade local, desde que mantenha as premissas da história original. Na trama, o nome da novela deve vir a ser "Bulvar Brezilya" ("Avenida Brasil", em tradução livre do turco).
Além disso, a emissora anunciou a parceria com a França, no MipCom, maior vitrine de conteúdo audiovisual do mundo, realizada no fim de outubro deste ano. A nova versão também vai contar com consultoria artística do autor João Emanuel Carneiro e dos Estúdios Globo.