A novela "Renascer" estreou na segunda-feira (22) e já deixou vários mistérios aos espectadores no primeiro capítulo. Um deles foi a identidade de Marianinha, a irmã de Maria Santa (Duda Santos), que não teve o rosto revelado, mas foi citada por Venâncio (Fábio Lago) e Quitéria (Belize Pombal).
Marianinha é a filha mais velha do casal, que foi expulsa de casa quando descobriu que estava grávida. A trama, inclusive, citou o ocorrido em uma discussão entre Venâncio e Quitéria, pontuando que o pai "jogou ela na rua da amargura e de bucho cheio".
Conforme a trama original, Marianinha é largada pelo pai e fica sem rumo até ser acolhida pelo turco Rachid (Gabriel Sater), homem já mostrado no primeiro capítulo da nova versão.
Na história de Benedito Ruy Barbosa, o libanês acolhe a jovem, cria o filho gerado por ela e, logo após, eles vão embora da região. A cena não foi exibida na primeira versão e não se sabe se será na atual, com adaptação de Bruno Luperi.
A história de Marianinha só será explicada 30 anos depois, quando Rachid retorna para Ilhéus e reencontra José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).
Segredo de Marianinha
A jovem se casará com Rachid, dá à luz ao bebê do qual estava grávida e ainda tem mais cinco filhos com o marido. Antes de morrer, no entanto, ela deixa uma carta endereçada a Maria Santa, contando quem é o pai de seu primeiro filho.
Na novela, pessoas da região acreditam que o homem responsável por engravidar Marianinha seria Belarmino (Antonio Calloni), mas, na verdade, o bebê é o fruto de um estupro.
Venâncio, o próprio pai, abusou e engravidou a filha antes de expulsá-la de casa. A relação explica até mesmo o motivo pelo qual ele morre de ciúmes de Maria Santa e não aceita o namoro dela com José Inocêncio.