QUE NEM TU: Niara Meirele relata como enfrenta o racismo e o machismo fazendo TV há mais de 20 anos

Desde criança, a apresentadora do Se Liga sonhava em ter um programa de entrevista. Inspirada em Hebe Camargo, ela começou aos 18 anos a entrevistar pra TV de um site em Juazeiro

Quem vê Niara Meirele, todo sábado no Se Liga, ou em suas redes sociais nem imagina o quanto essa cearense de Juazeiro do Norte teve que enfrentar para ser um dos principais nomes do entretenimento da TV Verdes Mares, afiliada Globo no Ceará. O sonho de criança - ao assistir Hebe Camargo na TV- foi ganhando força à medida que ela crescia. Menina, ela já sabia que queria estar na televisão entrevistando. 

No episódio desta quinta-feira (30), do Que Nem Tu, Niara conta sua história de vida. Relata os sonhos de criança, o início na TV, os perrengues que enfrentou e também episódios de racismo, machismo e preconceito por ser nordestina e trabalhar na frente das câmeras. "Pediram para eu tirar meu sotaque".

OUÇA UM NOVO EPISÓDIO A CADA QUINTA-FEIRA, NO SEU TOCADOR DE PODCAST PREFERIDO:

Spotify

Deezer

Apple Podcast

Amazon Music

Aos 13 anos, quando retorna pra sua cidade-natal após um período vivendo no interior da Bahia, Niara é convidada para trabalhar como modelo. Ela se agarra com unhas e dentes e chega a fazer trabalhos fora. Modelar, pra ela, era já um tijolo que colocaria para realizar o sonho. Aos 18 anos, ela consegue entrar para uma TV ligada a um site do Cariri e começa a entrevistar. Sua primeira vez foi com- nem mais nem menos- Alcione.

Ela vai ganhando experiência e enfrentando muitos perrengues que deram a ela bagagem de sobra para o improviso que a profissão exige. Depois, Niara cavou uma vaga para trabalhar em uma emissora de televisão que abriu na região. Lá, ela conta: fez de faxina a produção. Atendia telefone, limpava, produzia, saia pra vender programas, operava luz, TP e apresentava um programa. Depois de 8 anos na emissora caririense, a apresentadora recebe o convite, em 2009, para ser um dos novos nomes do Se Liga, primeiro programa de entretenimento da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

Niara contou sobre o início do Se Liga e confidenciou que o clima era de competição. Os quatro apresentadores- ela, Dan Viana, Babi Moreira e Rodrigo Vargas- comandavam o programa. Ao longo dos anos, o semanal foi reformulado e, hoje, Niara é a apresentadora solo do Se Liga.

O fato de ser mulher, negra, com traços fortes indígenas e de sotaque carregado do Cariri fez de Niara um alvo de preconceito. Ela confessa que chegaram a ligar para a TV Verdes Mares perguntando "quem é essa neguinha aí?". Mesmo com tantos anos à frente do programa, ela diz que ainda vive na pele o racismo.  Machismo também é muito presente em seu dia a dia. Mas ela não se dobra a essas violências e resolveu até criar um projeto chamado Nordestinas, com o objetivo de empoderar e fortalecer mulheres do Nordeste.