Artur Xexéo e Maurício Stycer escreveram juntos a grande biografia de Gilberto Braga, falecido em 2022. A obra, "O Balzac da Globo", busca reunir as principais curiosidades da vida dele que foi um dos principais autores de novela da Rede Globo, incluindo o rompimento da parceria entre Braga e Malu Mader.
Segundo o texto, a rixa entre os dois teria começado durante a gravação da novela "Celebridade" (2003). Na ocasião, Malu, protagonista do folhetim, ficou insatisfeita com o roteiro da sua personagem, Maria Clara Diniz. De acordo com ela, suas falas eram escritas "sem gosto e eram repetitivas".
"Com receio de mexer por conta própria no texto, o que, segundo Malu, muitos atores faziam, ela optou por consultar Gilberto previamente", revela trecho do livro.
As reclamações da atriz passaram a ser recorrentes, e conforme Gilberto, Malu ligava tarde da noite e que, cansado, autorizou que ela mexesse no texto.
"Ela chegava para gravar com Marcos Palmeira, entregava a nova versão da cena reescrita por ela, e dizia: 'A cena agora é essa. Decora aí'".
Marcos teria reclamado com a direção do programa sobre a postura de Malu, o que acabou irritando ainda mais o autor. Depois da trama, que foi sucesso de audiência, os dois não trabalharam mais juntos.
Malu Mader foi protagonista de Anos Dourados (1986), O Dono do Mundo (1991), Anos Rebeldes (1992), Labirinto (1998), Força de um Desejo (1999) e de Celebridade.