O ator Alexandre Slaviero, de 39 anos, foi vítima de etarismo nas redes sociais. O artista, que ficou nacionalmente conhecido por interpretar o personagem Kikinho na novela Malhação, entre 2003 e 2006, recebeu diversos comentários negativos sobre a aparência.
Após publicar uma foto em que aparece com algumas rugas próximas aos olhos, barba e sem qualquer filtro ou edição, alguns seguidores dispararam críticas, comparando a imagem, sem critérios, com o Slaviero de 20 anos atrás, quando o ator era considerado um galã da televisão.
Críticas
"Envelheceu tão rápido! Estou passada", "Meu Deus como esse ator mudou! Não reconheci" e "O tempo não fez nada bem pro Slaviero, como pode alguém se desleixar a esse ponto" foram alguns dos comentários, considerados discurso de ódio pelos fãs do ator, que o defenderam na publicação.
"Você está lindo igual. Eles não entendem que a gente chega nos 40 um dia. Você tá lindo!", rebateu uma fã aos haters.
O próprio ator se manifestou sobre as críticas no post, alegando que o envelhecimento é algo natural. "Naturalmente… 20 anos, não são 2 meses…", respondeu ele.
O etarismo é a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade. Esse preconceito se manifesta de diferentes maneiras, com atitudes de exclusão, principalmente por conta da aparência.