Estudar diversos conteúdos, de forma simultânea, para alcançar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), requer disciplina, esforço e força de vontade. E, quando se trata da prova de matemática, o foco precisa ser dobrado, pois são 45 questões exclusivas da matéria, diferente das outras áreas de estudos como Linguagens e Ciências da Natureza, que mesclam outras disciplinas.
A prova de matemática será realizada no dia 28 de novembro, juntamente com a de Ciências da Natureza, totalizando 5 horas de duração. “É fundamental, além do conhecimento, desenvolver estratégias para resolução da prova e administrar o tempo, pois é um exame com grau de exigência extremo, principalmente devido ao número de questões”, afirma Júnior Barata, professor de matemática.
O Enem tem características singulares. É preciso conhecer o método e os tipos de questões usadas na avaliação. O professor apresenta as cinco habilidades necessárias para alcançar uma boa nota na avaliação: leitura, análise, interpretação, inferências e resolução de problemas.
“O aluno deve desenvolver habilidades e competências relacionados aos respectivos objetos do conhecimento estabelecidos na matriz de referência. Identificar o ‘comando’ (o que o enunciado realmente solicita) da questão, bem como ser cuidadoso com os ‘distratores’, pois eles podem induzir o candidato a cometer um equívoco”, ressalta Júnior Barata.
Principais temas e dicas para a prova de matemática do Enem 2021
De acordo com o professor, a prova apresenta uma estrutura que segue os seguintes temas:
- Funções;
- Razões e proporções;
- Grandezas e suas relações;
- Analise Combinatória e Probabilidade;
- Estatística e análise de gráficos e tabelas;
- Geometrias (plana, espacial, analítica e trigonometria básica);
- Sistema métrico decimal e as relações de transformações entre unidades de medida.
Júnior Barata ainda sugere que o candidato realize pequenos simulados, de 10 em 10 questões - encontradas em banco de dados -, e priorize o tempo estabelecido pelo Enem, como, por exemplo, de quatro minutos para cada item da prova. Além disso, é aconselhável a não utilização de calculadoras, pois no dia da avaliação o uso será proibido.
Outra dica importante pontuada pelo professor é para o momento da resolução das questões no dia da prova do Enem. De preferência, leia toda a prova, sinalize quais questões são mais fáceis de responder e priorize essas. Em seguida passe para as questões de nível médio e complexo.
A correção da prova do Enem é realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que valoriza as questões médias e fáceis. Com isso, é interessante não perder tempo nas questões mais difíceis pois não serão tão valorizadas durante a contagem de pontos final. “Lembrando que o TRI será importantíssimo para uma boa pontuação e, consequentemente, lograr êxito na aprovação”, salienta o professor.
Use a nota do Enem
A Unifor preparou um ambiente especial para os alunos tirarem as principais dúvidas sobre o Enem. Por meio de cadastro no portal oficial do Vem Enem, os estudantes podem conferir apostilas, vídeos de professores, simulados e outros conteúdos para potencializar os resultados na prova, tudo de forma gratuita.
O ingresso dos alunos na Unifor pode ser realizado com a nota obtida no Enem, o que facilita o acesso dos estudantes. Saiba mais em:
Site: unifor.br/enem