Há 15 anos viabilizando sonhos, a Associação Oportunize abre mais um processo seletivo, com inscrições até o dia 2 de outubro. Criada por um grupo de 18 amigos em 2005, a ONG oferece bolsas de estudo integral a jovens e adultos que, por conta de limitação econômica, sejam impedidos de ter acesso à educação de qualidade. Os contemplados podem ser beneficiados com cursos pré-ENEM ou profissionalizantes.
Para realizar a inscrição no site, basta ter pelo menos 16 anos e o desejo de uma bolsa em curso a ser realizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O processo seletivo consta de quatro etapas, todas eliminatórias e são: formulário de inscrição, prova de conhecimento gerais (para cursos específicos), entrevistas individuais e testes psicológicos.
Hugo Mendonça, cofundador da Associação, explica que tudo começou a partir da vontade de “fazer a diferença na vida de pessoas que, embora com muita dificuldade financeira, não deixavam isso abater a vontade de realizar os sonhos”.
Ao longo dos 15 anos do projeto, mais de 90 pessoas foram beneficiadas e, em média, 10 a 15 conquistam a bolsa a cada ano. O número varia a partir da quantidade de voluntários e doações recebidas. “O recurso sai do nosso bolso, começamos com 18 associados, hoje, somos cerca de 80 que pagam um valor fixo mensal”, conta Hugo. Para se tornar um associado ou realizar doações, basta entrar no site e realizar um cadastro.
Além de fornecer o recurso educacional, a Associação custeia gastos de transporte ou de material. “A ideia é criar uma verdadeira oportunidade na vida dessa pessoa. Não adianta nada pagar o curso se ela não tem dinheiro pra chegar até o local”, salienta o cofundador.
Oportunidade
Desempregada há três anos, Tatiana Maia, de 44 anos, conquistou a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho com uma bolsa integral para o curso de técnico em Segurança do Trabalho, iniciado no começo deste ano. “Tenho o sonho de voltar ao mercado e estou em busca de realizá-lo. Tem feito a diferença na minha vida, um divisor de águas”.
Tatiana, que já atua como secretária e voluntária do projeto há 13 anos, diz ser muito grata ao projeto. “É extremamente gratificante quando estamos junto das pessoas que buscam alcançar alguma coisa e fazer parte desse grupo. Sou muito grata também por eles me ajudarem com essa oportunidade que estou tendo, de uma nova experiência”, relata.
Na Associação, Tatiana é a responsável por manter o contato com os inscritos dos processos seletivos e, posteriormente, com os selecionados. “É muito bom estar presente quando conseguem passar na seleção, na felicidade quando conquistam o sonho, a gente cria um vínculo muito grande com os oportunizados”.
Para Hugo, a Oportunize é a concretização de um sonho. “Depois que eu concretizei meu sonho profissional e pessoal, eu passei a ter o sonho de querer ajudar outaras pessoas pra transformar a vida delas”.
Serviço
Processo Seletivo 2021 Associação Oportunize
Até o dia 2 de outubro
No site