Diante do aumento dos casos de síndromes gripais, o Ceará vai antecipar a vacinação contra a influenza. A imunização dos grupos prioritários terá início na próxima segunda-feira (11) e seguirá até 31 de maio, como parte da 26ª campanha nacional, do Ministério da Saúde. A informação é de nota técnica publicada no site da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Cada município vai informar onde estarão disponíveis as vacinas, se serão nos postos de saúde, Vapt Vupt, escolas, etc. O primeiro lote de vacinas chegou ao Estado entre os dias 4 e 6 deste mês, com 904 mil doses, segundo nota técnica publicada pela Sesa. O montante corresponde a 27% da meta da população prioritária, e começou a ser distribuído aos municípios na quinta-feira (7).
O lançamento da campanha será no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Antonio Silva Lima Neto (Tanta), a partir das 9h.
O imunizante aplicado no Ceará é trivalente, ou seja, protege a população contra três cepas do vírus: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B.
Neste ano, até o dia 2 de março, 146 casos de influenza A e 21 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram confirmados no Estado, de acordo com monitoramento da Sesa.
“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua a Sesa, em nota técnica.
Quem pode tomar a vacina da gripe
Durante a campanha, apenas os grupos prioritários (ou “grupos de risco”) estabelecidos pelo Ministério da Saúde podem tomar a vacina da influenza. No Ceará, eles somam cerca de 3,3 milhões de pessoas.
A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos, que são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em Situação de Rua;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores Portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Em todo o País, a campanha vacinal deve ser iniciada oficialmente no dia 25 de março. Geralmente, a estratégia começa em abril, mas foi antecipada (como o Diário do Nordeste adiantou) para proteger a população antes de períodos de surto.
“O Ministério da Saúde recebeu de forma antecipada as primeiras remessas de doses da vacina influenza do Instituto Butantan”, destaca nota da Sesa.
Campanha de vacinação nas escolas
Além da campanha nacional, o Ceará realizará ações específicas nas escolas públicas e privadas, com atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, ações educativas de combate às arboviroses e mobilização para imunização contra a influenza.
A estratégia será executada entre os dias 18 de março e 19 de abril, com Dia “D” em 23 de março.
“As crianças, especialmente aquelas em idade escolar, estão em maior risco para síndromes gripais, portanto a vacinação neste público evita surtos de doenças respiratórias, reduzindo a disseminação de vírus na comunidade, sobretudo dos grupos vulneráveis”, frisa a Secretária da Saúde.
Vacinação contra gripe em Fortaleza
Na Capital, a campanha de vacinação 2024 será realizada em todos os postos de saúde. De segunda a sexta-feira, o atendimento ao público ocorre das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana e feriados, dois postos estarão à disposição da população das 8h às 16h30, conforme programação informada pela Prefeitura. Para o começo desta campanha de vacinação, o Município recebeu cerca de 254 mil doses.
Em 2023, foram aplicadas 707.519 doses da vacina contra a influenza em Fortaleza. Desse total, 635.852 foram entre os meses de março e outubro, nos grupos prioritários, atingindo 66% do público-alvo.