Saiba como se cadastrar para receber remédios gratuitos em casa em Fortaleza

Serviço é ofertado para grupos específicos de pacientes que têm locomoção comprometida

Pacientes com lesão medular, idosos a partir de 80 anos de idade e fortalezenses atendidos pelo programa Melhor em Casa têm direito a receber medicamentos gratuitamente em casa. A Prefeitura Municipal disponibiliza para esse serviço 31 veículos do tipo tuk-tuk, que têm capacidade de fazer 12 mil entregas por mês.

Ao todo, são ofertados 68 medicamentos de uso contínuo, sendo 37 de atenção primária e 31 de saúde mental. Além disso, há o kit curativo, com 8 itens e o kit para pacientes com lesão medular, composto por 15 itens. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é entregue quantidade suficiente para o período de 30 dias.

Após a assinatura do termo de adesão, o primeiro kit leva em torno de 15 dias para chegar à residência.

A Prefeitura ressalta que o serviço não disponibiliza antibióticos e medicamentos para quadros agudos, por não serem de uso continuado, nem insulinas, para que não sofram alterações durante as rotas.

>> Confira a lista de medicamentos 

Conforme as estimativas da Prefeitura, há mais de 12 mil idosos acima de 80 anos na cidade, além de 564 pessoas atendidas pelo programa Melhor em Casa, que precisam de acompanhamento de uma equipe de saúde completa para cuidados de alta complexidade. Até março, mais 420 usuários com lesão raquimedular haviam aderido ao serviço.

Como se cadastrar?

Para terem acesso aos remédios, os pacientes precisam ser cadastrados no aplicativo Mais Saúde Fortaleza . É preciso baixar o App, que conta com um ícone chamado “Vem Saúde: Tuk-Tuk dos Remédios”, e preencher os dados. O pedido será respondido em até 5 dias úteis.

A tecnologia está disponível de forma gratuita para Android e IOS. Os usuários que necessitarem de apoio durante o cadastro podem buscar os postos de saúde.

Além do cadastro para recebimento dos medicamentos de forma domiciliar, o aplicativo permite que o usuário acesse seu histórico de exames laboratoriais, estoque de medicamentos, informação sobre consultas agendadas e cartão online de vacinação.

Para a Prefeitura, a entrega pelos tuk-tuks evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.