A Prefeitura de Santa Quitéria, no interior do Ceará, arrecada doações de alimentos, roupas e cobertores para cerca de 150 pessoas desalojadas após as fortes chuvas que atingiram o Município na terça-feira (27), e fizeram o rio Jacuturu transbordar.
Segundo a Prefeitura, as doações podem ser entregues no ginásio poliesportivo da Cidade. As famílias atingidas estão sendo acolhidas nas escolas municipais Lúcia Andrade e Almerinda Jucá, onde ocorre distribuição de alimentos e kits de higiene.
O Município informou ainda que as aulas presenciais em toda a rede de ensino estão suspensas a partir desta quarta-feira (28) e seguem temporariamente no formato remoto.
Ainda na noite de terça, o governador Elmano de Freitas (PT) disse que o Governo do Estado acompanha a situação e enviou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para auxiliar os moradores atingidos pelas cheias. "Nossas equipes de Proteção Social também estão de prontidão para dar todo apoio necessário à população de Santa Quitéria", escreveu o governador, em publicação nas redes sociais.
No fim da manhã desta quarta (28), Prefeitura e Defesa Civil realizam um trabalho de campo nas localidades mais afetadas pela cheia do rio. Segundo a secretária Municipal de Proteção Social e Direitos Humanos, Rayana Bendor, assistentes sociais realizam um mapeamento nos pontos de apoio para identificar o número atual de famílias que precisam de assistência.
"Estamos fazendo entrega de kits de higiene pessoal, de alimentos prontos, e distribuindo também nos entornos, pois muitas famílias estão monitorando as casas", disse.
Ainda conforme a secretaria, o nível do rio baixou e não há novo risco de arrombamento. "Estamos com duas equipes da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, e ontem e hoje foram feitas avaliações locais dos pontos de risco e, graças a Deus, estamos mais tranquilos porque a informação é de que não há risco de arrombamento", explicou.
Maior chuva do Estado
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Santa Quitéria registrou a maior chuva do Estado na terça-feira, com acumulado de 130 milímetros. Ao todo, quatro postos do Município estiveram entre as dez localidades com as maiores chuvas do dia.
Além do transbordo do rio Jacuturu, o registrado foi o suficiente para açudes e barragens do Município também aumentaram os níveis de água.
Postos com maiores chuvas entre as 7h de segunda-feira (26) e as 7h de terça-feira (27):
- Santa Quitéria (Santa Quitéria): 130
- Santa Quitéria (Edson Queiroz): 91.4
- Bela Cruz (Prata): 89.0
- Maracanaú (Novo Maracanau): 83.2
- Tamboril (São Monte Alegre): 80.0
- Cruz (Cruz): 50.0
- Santa Quitéria (Raimundo Martins): 48.6
- Paramoti (Assentamento Papel): 47
- Bela Cruz (Bela Cruz): 47
- Santa Quitéria (Sta. Rita dos Galdinos): 47.0