Com a saída da professora Dalila Saldanha do comando da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza, quem vai assumir a Pasta é o professor Jefferson de Queiroz Maia, que atualmente é o secretário adjunto. A informação já foi oficializada para os servidores internos, inclusive com festa de despedida da gestora, mas ainda será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
A exoneração de Dalila já foi publicada no DOM e hoje a nomeação do novo gestor deve ser oficializada também. Jefferson de Queiroz Maia é professor de História, já foi coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) 2, na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), gestor da EEFM Telina Barbosa da Costa e diretor da Escola José de Alencar.
O novo gestor, Jefferson Maia, chegou a assumir a SME em alguns momentos na ausência de Dalila. Em 2022, por exemplo, ele participou, como secretário de Educação em exercício, de atividades de fiscalização de obras em escolas de Fortaleza. Em outra ocasião, em 2023, Jefferson é citado em documento do Conselho Estadual de Educação, também como secretário em exercício, em negociações sobre habilitação exigida para lecionar a disciplina Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental.
Questionada pela reportagem do Diário do Nordeste, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza confirmou a escolha de Jefferson Maia como novo secretário de Educação.
Mudanças no secretariado
A professora de Matemática Dalila Saldanha, que assumiu a pasta em 2017, faz parte da lista de secretários que deixam o Executivo Municipal para serem candidatos nas eleições deste ano. Na quinta-feira (4), a gestora se filiou ao PDT para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores a fim de fortalecer o apoio ao grupo de Sarto no Legislativo.
Dalila é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais), tendo atuado como secretária executiva, coordenadora administrativa e gerente de projetos na Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Em 2017, na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, tornou-se a secretária da Educação de Fortaleza – cargo onde permaneceu ocupando em 2021, após a posse do atual prefeito José Sarto, quando foi reconduzida ao posto.
Na quinta-feira (4), o prefeito de Fortaleza anunciou que uma reforma administrativa deve impactar mais de 15 secretarias, e os nomes já foram publicados na última edição do DOM.
Isso acontece devido à legislação eleitoral, que determina a saída de ocupantes de cargos públicos de gestão, como secretários e diretores de órgãos municipais, para disputar a eleição. O prazo estabelecido, 6 meses antes do primeiro turno, encerra nesta sexta (5).