Incêndio é registrado no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza; fumaça atinge bairros próximos

O fogo iniciou por volta de 16h30 desta quarta-feira (16)

Um incêndio em vegetação foi registrado no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, no fim da tarde dessa quarta-feira (16). Conforme o Corpo de Bombeiros, a situação foi controlada durante a noite, mas novos focos de fogo apareceram na manhã desta quinta-feira (17) e também já foram debelados.  

A corporação detalhou que duas localidades do bairro registraram chamas nesse período: as regiões da Lagoa Seca e da Lagoa do Colosso. Inicialmente, os oficiais controlaram a situação por volta das 21h23, e até 23h realizaram o rescaldo na área — deitar água nas cinzas de um incêndio. 

No entanto, às 5h desta quinta-feira, os agentes voltarem a ser acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), para combater novos focos. Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o vento forte e alta temperatura no local contribui para o surgimento deles, que também já foram controlados. 

Na quarta-feira, a corporação informou que o incêndio pode ter iniciado após a queima de lixo na vegetação. Com os fortes ventos, a fumaça atingiu bairros próximos da região, como Dionísio Torres, Cidade dos Funcionários, Sapiranga, Luciano Cavalcante e Guararapes. 

"Estamos com viaturas no local, mas por se tratar de vegetação é uma área extensa, o que realmente demora mais esse combate", explicou a major Julyane Freire, dos Bombeiros, na quarta.

Conforme a fonoaudióloga Claudia Muniz, esse tipo de incêndio é recorrente na região. "Hoje foi muito pior. Os bombeiros continuam por lá. Dá para ver daqui. Todo dia há vários focos de queimadas", disse a moradora do bairro Luciano Cavalcante.